hora

O Palácio Manuel Beckman, malady sede do poder Legislativo Maranhense ficou por uma hora com suas luzes apagadas no último sábado (28) durante a hora do planeta, uma iniciativa global da organização WWF-Brasil, numa promoção do deputado estadual Adriano Sarney (PV), que também é membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia.

A hora do planeta é a maior mobilização mundial para que os líderes globais adotem medidas para deter as mudanças climáticas. Mais de 144 cidades brasileiras adeririam a campanha que acontece pelo sétimo ano consecutivo, e bateu o recorde de adesão no país.

A programação do ato na capital maranhense contou com dezenas de convidados entre ambientalistas, o cantor Adriano Camargo que fez uma música especialmente para o evento e servidores da Assembleia que curtiram o ato simbólico.

“Acho legal esse tipo de iniciativa, porque nos faz refletir um pouco mais sobre a nossa postura e a forma com que descuidamos do meio ambiente!”, enfatizou o estudante Paulo Santos (19), que aceitou o convite feito via rede social.

Os convidados acenderam as velas em frente ao hall do Palácio Manuel Beckman, onde estava escrito “Vote Terra”, fazendo uma alusão ao apoio dado pelo Legislativo as causas ambientais e a necessidade de se trazer, cada vez mais, o tema na pauta da Casa.

A bióloga Naiara Valle, presidente do Instituto Ecos de Gaia, parabenizou o deputado verde pela iniciativa e fez referência a postura do homem em relação ao meio ambiente. “Eu entendo que esse momento que a gente estar tendo aqui acendendo velas é um momento legal para gente compartilhar um pouco mais desse sentimento de mudança. Creio que na escala individual, a simples atitude de fechar uma torneira, de jogar um lixinho no lugar certo pode sim começar a criar uma nova postura em relação ao meio ambiente, pois bons exemplos geram bons exemplos. Parabenizo o Deputado pela iniciativa!”.

Para o presidente estadual da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Carlos Rogério Santos Araújo, a relação da água e da energia no país é muito forte. “A crise com a falta d’água é fruto do descuido dos mananciais e já que a matriz energética depende muito da geração hidráulica que também estar prejudicada. Portanto é crescente a preocupação com recursos hídricos e energéticos, inclusive a sua disponibilidade para as futuras gerações. Esse momento é importante para que resulte na mudança de comportamento para o uso racional e sustentável da água e da energia!”, destacou o engenheiro.

“É uma enorme satisfação poder estar aqui nessa noite na Casa do Povo para refletir nesses 60 minutos que passamos aqui, sobre o meio ambiente, a crise hídrica e energética. É importante destacar que esse simbolismo traz para o nosso Estado, no coração desta Casa, uma discussão importante para as futuras gerações”.

Adriano questionou a todos sobre a responsabilidade individual de proteção ao meio ambiente. “Porque só nos preocupamos com o meio ambiente quando a questão atinge a gente diretamente? Porque o Brasil discute agora com mais intensidade a crise da água? Já que sabemos que há anos os rios estão secando!”, destacou o deputado que disse que trará o tema do Plano Hídrico de volta à pauta da Assembleia.  Ele encerrou o evento agradecendo a presença dos servidores, dos palestrantes, deu um Viva à Terra e um abraço fraterno coletivo, demonstrando a união em prol do planeta.

Assinatura da petição – Os participantes também assinaram uma petição que pede ao governo federal a criação de um plano nacional para proteção e recuperação de nascentes, rios, lagos, córregos e outros mananciais, que ajudaria a aumentar a quantidade e a qualidade da água para consumo. A petição pode ser assinada virtualmente no endereço eletrônico http://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/peticao_agua/.