saude

A Prefeitura de São Luís, diagnosis por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ampliará, nos próximos meses, os serviços voltados à assistência básica e emergencial na rede de atenção da cidade. Além da entrega, prevista para ocorrer no início do segundo semestre deste ano, de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Distrito Industrial, a Prefeitura também entregará novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e ofertará à população um novo hospital de urgência e emergência.

As obras na UPA no Distrito Industrial – fruto de um acordo de compensação urbana com a Alumar – já foram retomadas no início deste ano e estão orçadas em quase R$ 5 milhões. A retomada dos serviços, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, vai garantir o funcionamento da unidade.

“Graças a essa iniciativa e à determinação do prefeito Edivaldo, vamos oferecer o que há de melhor à população, e em uma área da cidade carente desta assistência”, frisou a secretária.

Além desta nova unidade, a secretária Helena também informou que um novo hospital de urgência e emergência da capital maranhense deverá ser entregue à população, nos próximos meses. A fase de escolha do local onde funcionará essa nova unidade está em andamento.

“Estamos avaliando a possibilidade de adquirir a estrutura de um hospital que está sendo construído na área do Bequimão. É um prédio que terá inicialmente 120 leitos de internação, 22 leitos de UTI, 40 boxes de urgência e mais oito salas de centro cirúrgico. Será um avanço importante na saúde da cidade”, destacou a secretária.

Outro avanço importante no setor e que deverá ser consolidado, nos próximos meses, será a ampliação nas vagas de UTI nos Socorrões I e II. O Socorrão I, por exemplo, ganhará – ainda este ano – 10 novos leitos de UTI. Já o Socorrão II terá mais 40 leitos de centro cirúrgico e 11 outros leitos de UTI.

“Nossos Socorrões são referência na assistência em urgência e emergência na capital maranhense. Estamos viabilizando uma ampliação importante nos serviços destas unidades, o que deverá facilitar o acesso do cidadão aos serviços essenciais de saúde”, afirmou Helena Duailibe.

A ampliação dos serviços nos Socorrões I e II, ainda de acordo com a secretária, faz parte da política de assistência à população, uma prioridade da gestão Edivaldo. Além das 14 unidades básicas de saúde que passaram por reforma e já foram entregues à população, outras 20 unidades deverão ser ampliadas e recuperadas na cidade, até o fim de 2015.

A secretária Helena Duailibe também informou que, nos próximos meses, a capacidade de produção de exames laboratoriais, na rede que presta este serviço na cidade, será ampliada em mais de 50%. Além disso, outro avanço importante na saúde ocorrerá no Hospital da Mulher, com a oferta, nas próximas semanas, de ultrassonografia obstétrica, que possibilitará a realização de 120 procedimentos mensais a gestantes, ampliando a oferta de serviços na assistência pré-natal.

A secretária confirmou ainda a ampliação, nos próximos meses, da rede de assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a transferência da unidade central do serviço para um imóvel localizado no Sítio Leal (Filipinho) e a disponibilização de pelo menos cinco bases descentralizadas do Samu na cidade.

Helena destacou a valorização dos agentes comunitários e de endemias – cuja readequação do piso salarial nos moldes da média nacional já foi autorizada -, além da eficácia da rede de atendimento às pessoas que estão acometidas com a virose na cidade.

“Neste mês de março, a pedido do prefeito Edivaldo, tivemos atuação imediata e eficaz, incrementamos a nossa capacidade, especialmente nas unidades mistas e pudemos atender à demanda que chegou à nossa rede”, finalizou a secretária.