alegria

A Praça da Alegria uma das principais de São Luís já foi alvo de várias piadas, troche para muitos apesar da alcunha, sales pela situação quase que histórica que se encontrava, purchase era uma das mais tristes e feias da capital maranhense.

No entanto, essa realidade mudou e a Praça da Alegria, enfim, fez jus ao nome. Essa transformação só foi possível graças a uma parceria exitosa entre a Prefeitura de São Luís e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A praça é a primeira obra do pacote de 44 intervenções previstas pelo PAC Cidades Históricas no Centro Histórico de São Luís. A Praça da Alegria foi devolvida em grande estilo a população de São Luís pelo prefeito Edivaldo Júnior, em solenidade que contou com as presenças do governador Flávio Dino e do ministro da Cultura, Juca Ferreira.

Na passagem do ministro Juca Ferreira pela capital maranhense, foi oficializado um convênio com a Prefeitura de São Luís que irá possibilitar a efetivação do projeto “Rede São Luís Pontos de Cultura”. O projeto prevê a criação de 40 pontos de cultura, espaços destinados ao desenvolvimento de atividades de preservação do patrimônio cultural.

alegria2
“Ficamos felizes em entregar a primeira de várias obras do PAC Cidades Históricas, a Praça da Alegria representa muito para a nossa capital, principalmente para uma geração que nasceu e viveu ali. Também formalizamos o convênio com o Ministério da Cultura para criação de 40 pontos de cultura, com participação importante do Governo do Maranhãp. Temos avançado muito na área da cultura e faremos mais”, afirmou o prefeito Edivaldo.

Mais outras duas praças devem ser repaginadas pelo PAC Cidades Históricas: as praças Deodoro e do Panteon. Ambas fazem parte das intervenções urbanísticas da obra de recuperação da Rua Grande, com o início previsto para agosto deste ano.

E assim o centro de São Luís vai ganhando uma nova vida.