emapO governador Flávio Dino deverá ter sérios problemas a serem resolvidos juntos a EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), remedy administrada atualmente pelo empresário e administrador de empresas, Ted Lago, indicado pelo próprio Dino.

O Blog recebeu informações que um diretor da Fundação Nacional dos Portuários estará em São Luís, ainda nesta semana, para protocolar graves denuncias contra a EMAP por conta do Porto do Itaqui.

As informações dão conta que o Porto do Itaqui estaria descumprindo normas do poder concedente, ou seja, da Secretaria de Portos da Presidência da República no quesito terceirização, pois não estaria cumprindo o Plano Nacional de Segurança Pública Portuária.

Pelo fato do porto ser uma área considerada de fronteira, não é permitido o uso de vigilância terceirizada nos portos públicos, a responsabilidade seria de exclusividade da Guarda Portuária. No entanto, atualmente EMAP utiliza apenas quatro guardas portuários e algo em torno de 120 vigilantes terceirizados.

Já no atual Governo, ou seja, na gestão de Flávio Dino, a EMAP já teria aberto edital para a contratação de cerca de 100 vigilantes num valor de aproximadamente R$6 milhões anuais.

Por esse descumprimento o representante da Federação Nacional dos Portuários estará protocolando denuncias juntos a alguns órgãos no Maranhão, como: Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado.

Mais um imbróglio a ser resolvido pelo governo Flávio Dino.