zeluis1De O Estado – O médico Zeluis Lago (PPL), advice irmão do ex-governador Jackson Lago, anunciou que será candidato a prefeito de São Luís nas eleições de 2016. Ele assegura já ter o aval da direção nacional da sigla para a disputa do pleito.

Presidente estadual do PPL e único representante maranhense na executiva nacional, ele afirmou a O Estado que pretende fazer contraponto, com a sua candidatura, ao “caos, abandono, corrupção e desmando da atual administração”. Zeluis disse que começará, em abril, a reorganizar o partido no Maranhão.

“Com certeza serei candidato e terei total apoio da direção nacional do partido. A executiva se reuniu neste fim de semana aqui em São Paulo, e decidimos nos posicionar ao lado do povo diante de todos esses escândalos nacionais. Também definimos que teremos candidaturas próprias em todas as capitais do país. Em São Luís, portanto, não será diferente”, explicou.

De acordo com Zeluis Lago, além de ter candidatura própria na capital, o PPL também integrará chapas majoritárias em outros grandes municípios do estado. “Teremos candidatura para prefeito ou vice­prefeito nos municípios de Imperatriz, Bacabal, Timon, Pinheiro, Codó e outros. O partido entrará 2016 maior do que entrou na eleição de 2014”, disse.

O PPL tem registrado junto à Justiça Eleitoral até o momento, apenas o diretório estadual. A intenção é fazer com que pelo menos os 10 maiores municípios do estado tenham suas sedes próprias até o fim do ano. “Esse processo de reorganização do partido será iniciado de imediato. Estamos abertos também para a filiação de novas lideranças, desde que não sejam fichas sujas e que compreendam as diretrizes do partido”, revelou.

Zeluis Lago lembrou que o fato de ter recebido mais de 12 mil votos em São Luís na eleição para governador do Maranhão em 2014 o habilitou para a disputa das eleições de 2016.

O médico disse que em respeito ao eleitorado insatisfeito com a administração de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e também em respeito à trajetória do irmão, o ex­governador Jackson Lago, assumirá o desafio de disputar as próximas eleições.

Polêmicas – Nas eleições para governador do Maranhão em 2014, o médico Zeluis Lago protagonizou uma série de polêmicas com seus adversários e correligionários. A primeira foi logo após o seu registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral. Impugnado, ele afirmou que havia sido vítima de uma manobra política do então candidato Flávio Dino (PCdoB).

O médico denunciou em seguida ter sido assediado por Flávio Dino para desistir de sua candidatura ao Palácio dos Leões.

“Fui procurado, sim, inclusive por alguém da minha família [Wagner Lago], ligado a ele, que chegou a pedir para eu desistir de minha candidatura. Esse alguém da minha família atuou como uma espécie de pombo­correio. Mas, como me conhece desde criança, sabe que não sou de fugir à luta. Tenho 35 anos de militância e luta social. Comigo não tem esse tipo de conversa. Não aceitei e não farei papel de laranja a quem quer que seja”, disse na ocasião. Já durante a veiculação da propaganda eleitoral gratuita, ele classificou Dino de “filhote da oligarquia”. “Aquele que diz representar a mudança, mas nada mais é do que um filhote das velhas oligarquias de Balsas, Caxias e Tuntum”, disse.