ALEXANDREMAR;COEm pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, there nesta quarta-feira (25), salve o deputado Alexandre Almeida (PTN) contestou as afirmações do deputado Rafael Leitoa (PDT) feitas durante a sessão da última terça-feira (24).

O parlamentar iniciou o seu pronunciamento destacando o que ele nomeou de “caminho do ataque” escolhido por Rafael Leitoa na tentativa de defender o seu primo, seek o atual prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB).

Ressaltando o seu compromisso com a coerência e a verdade, Almeida contestou o discurso do deputado do PDT, quando este se referiu ao apelo feito pelo parlamentar na semana passada, ao governador Flávio Dino, diante da possibilidade de distrato do contrato celebrado para construção de uma escola de Ensino Médio no conjunto Novo Tempo, em Timon.

“O assunto que tratei nesta tribuna foi fruto de informações que recebi sobre decisão da Secretaria de Estado da Educação de não dar continuidade ao processo de construção da escola do Novo Tempo por uma única razão: o prefeito Luciano Leitoa não cumpriu o seu compromisso de doação do terreno para a obra”, disse o deputado.

Ainda segundo o deputado, em seu discurso Rafael Leitoa justificou a inércia do prefeito Luciano alegando que a doação não poderia ser feita porque o local, segundo o mesmo, marcado pelo deputado Alexandre Almeida, seria uma área privada destinada a um loteamento.

“Quero dizer ao deputado Rafael que eu não marquei área, coube a mim convencer o Governo do Maranhão a incluir a construção da escola na consulta da Secretaria de Estado da Educação, coube a mim aprovar nesta Casa a parceria entre o Governo e o BNDES, coube a mim cobrar celeridade no processo administrativo para a licitação da obra, mas coube ao primo de vossa excelência indicar o local para a construção”, enfatizou o parlamentar.

Na oportunidade, Alexandre Almeida mostrou e fez a leitura dos documentos que fazem parte do processo administrativo que resultou na licitação e contratação da escola, e que comprovam o compromisso do prefeito Luciano Leitoa de apresentar, até a data da contratação da obra, os documentos necessários para a doação oficial do terreno.

“Deputado Rafael Leitoa, vossa excelência que é o representante da família Leitoa nesta Casa deve conhecer esta assinatura”, provocou Almeida. “Então, vossa excelência faltou com a verdade quando disse que fui eu quem apontou o local, pois quem assumiu esse compromisso foi o prefeito Luciano Leitoa, e este documento vou passar à presidência desta Casa, e se vossa excelência quiser tomar conhecimento do mesmo, é só requerê-lo”, sugeriu o deputado.

Continuando seu pronunciamento, Alexandre Almeida mostrou outro documento – um ofício datado de 18 de agosto de 2014, de autoria do então secretário de educação, Danilo Furtado, encaminhado ao prefeito Luciano Leitoa, solicitando, dentro de um prazo de 20 dias, a confirmação da área do terreno cedido pela prefeitura. “Deputado Rafael Leitoa, contra fatos não há argumentos e se o Novo Tempo perder essa escola, ficará na biografia da família Leitoa a culpa e a responsabilidade por essa situação”, finalizou Alexandre Almeida.