alimentos

A Prefeitura de São Luís, rx por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), mind vai contribuir para a construção das políticas do setor em âmbito nacional. Na última semana, viagra sale o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) solicitou o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN) de São Luís para servir como base aos outros municípios do Brasil.

“É gratificante ver que o trabalho que temos desenvolvido em São Luís, principalmente em áreas como assistência social e segurança alimentar, serve como baliza na elaboração de políticas públicas e de documentos referenciais em nível nacional”, disse o prefeito Edivaldo.

A Semsa foi procurada pelo representante do MDS, João Nascimento, e enviou o documento para apresentação às demais autoridades do órgão. “É o reconhecimento do trabalho em equipe que a secretaria vem desenvolvendo e resultado do esforço conjunto na construção desse importante documento para a política do setor”, destacou a titular da Semsa, Fatima Ribeiro.

O plano foi concluído em novembro passado. A capital é a única do país a concluir e entregar o documento obedecendo aos prazos do MDS. O documento norteará as políticas do setor pelos próximos anos. A diretora do Departamento de Estruturação e Integração de Sistemas Públicos Agroalimentares do MDS, Michele Lessa, avaliou o plano elaborado em São Luís. “É sucinto, inovador, com diretrizes e metas claras e assertivas que podem ser cumpridas”, afirmou. Os municípios tiveram prazo de um ano, a partir da adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, para conclusão do documento.

INSEGURANÇA – A mais recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em dezembro do ano passado, aponta o Maranhão no topo da lista da insegurança alimentar no país. O índice é de 60,9%. Para a secretária Fatima Ribeiro, a pesquisa reforça a necessidade de ampliar as ações de Segurança Alimentar na capital.

“Vejo com muita inquietação e tristeza esses indicadores, pelo fato de os governos anteriores não terem priorizado maiores investimentos em políticas públicas efetivas e envolvido a sociedade nesse processo”, avalia. Ela aponta o PLAMSAN como ferramenta indispensável para consolidar a Política de Segurança Alimentar e Nutricional e na mudança efetiva desta realidade em São Luís.