ANIMAIS

O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) se reuniu com a secretária municipal de Saúde, rx Helena Duailibe, pharm para tratar da reforma do Centro de Zoonoses, ampoule localizado no campus da Uema, em São Luís. Representantes de organizações que tratam de animais, além dos vereadores Bárbara Soeiro (PMN), Marquinhos (PRB) e Basileu Barros (PSDC), acompanharam o parlamentar durante o encontro.

“A Semus, na pessoa da secretária Helena Duailibe, nos garantiu que todos os esforços serão voltados para agilizar a reforma do Centro de Zoonoses. Isso é um ponto importante para tratarmos da questão dos animais que estão abandonados em nossa cidade. Com o apoio das organizações que tratam desses animais, a Semus poderá contar com nosso apoio, e assim, resolvermos esse problema”, disse o vereador Pedro Lucas Fernandes.

A reforma do Centro de Zoonoses está orçada em R$ 184.000,00 (cento e oitenta e quatro mil reais). Uma nova reunião com a Semus já ficou pré-agendada para o mês de abril com a participação dos vereadores e de representantes das organizações, para tratar das ações necessárias antes do início das obras.

A secretária Helena Duailibe propôs às instituições presentes à reunião iniciar um canal de diálogo para discussão e acompanhamento das ações de controle das zoonoses em São Luís e a garantia da saúde pública.

“A nossa política de atuação nessa área é pautada nas diretrizes do Ministério da Saúde, mas há espaço para a participação de órgãos municipais e não governamentais no debate das estratégias que estamos adotando para atingir os objetivos. Por orientação do prefeito Edivaldo, estamos iniciando essa articulação que vai fortalecer o controle das populações animais e a prevenção de zoonoses no Município”, disse.

Os animais agradecem…