Roberto Costa e César Pires. Enterrada a PEC da Emendas Impositivas

Roberto Costa e César Pires. Fim da PEC Emendas Impositivas

O Governo do Maranhão, healing através do Líder do Governo na Assembleia, Rogério Cafeteira (PSC), agiu rapidamente e nem deixou tramitar a nova PEC (Proposta de Emenda a Constituição) que tratava sobre as Emendas Impositivas, de autoria do deputado César Pires (DEM).

Cafeteira conseguiu, com extrema habilidade, fazer com que oito deputados estaduais, que já haviam assinado a PEC, retirassem suas assinaturas. Com isso, a PEC não conseguiu somar o número mínimo de 14 assinaturas para tramitar na Assembleia Legislativa será arquivada.

Retiraram as assinaturas os deputados Roberto Costa (PMDB), Graça Paz (PSL), Léo Cunha (PSC), Stênio Rezende (PRTB), Wellington do Curso (PPS), Vinícius Louro (PR), Levi Pontes (SDD) e Sérgio Frota (PSDB).

O curioso é que os 42 deputados estaduais da legislatura passada, sendo que a maioria ainda permanece no parlamento, assinaram outra PEC favorável as Emendas Impositivas, mas agora parecem ter mudado de ideia.

Cesar Pires, autor da nova PEC, se disse decepcionado com a atitude de alguns colegas, mas não quis polemizar. Já a deputada Andrea Murad “não guardou almoço para janta” e criticou duramente o colega de partido, Roberto Costa, um dos deputados que assinaram em 2014 e assinaram também em 2015 as PEC’s das Emendas Impositivas.

“O que penso digo na cara. Por isso, vou aguardar o deputado Roberto Costa, na segunda-feira, explicar não só para mim, mas para nossa Bancada aqui na Assembleia por que ele fez esse tipo de coisa. Se o deputado Roberto Costa é contra a Emenda Impositiva, isso é uma traição à Bancada do PMDB aqui na Assembleia. E aí eu acho que o PMDB tem que rever a sua Liderança porque um Líder de Oposição, de Oposição não, porque o deputado Roberto não é líder de Oposição é líder do PMDB. O líder do partido de Oposição aqui nesta Casa ir contra a Emenda Impositiva que o partido nacionalmente aprovou, realmente nós precisamos rever”, afirmou.

Roberto Costa não acompanhou o discurso da colega, mas também, sinceramente, não sei qual explicação plausível teria para dar para essa mudança repentina de postura e atitude.

Além da atitude de Roberto Costa, que já não está mais surpreendendo ninguém, dois pontos merecem ser abordados. Inicialmente lembrar que o Congresso Nacional promulgou nesta semana as Emendas Impositivas em Brasília e que o Governo do Maranhão, na gestão Flávio Dino, não é tão republicano como propaga, afinal contra atos e fatos, não existem argumentos.