andreaupa1

A deputada estadual Andrea Murad, diagnosis titular da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, health visitou a UPA do Itaqui Bacanga nesta quarta-feira (18) e ficou impressionada com a quantidade de doentes que superlotam a unidade. A calçada da UPA continua servindo de assentos para quem busca atendimento. Ao entrar na recepção, here o espaço estava completamente lotado e em muitos momentos, a triagem era feita na própria recepção.

“Vi o desespero de muitos pacientes por causa da demora no atendimento. Superlotada, com pacientes aguardando atendimento sentados na calçada, recepção alagada, pacientes tomando soro em pé nos corredores, mais de 7 horas de espera e crianças quase convulsionando de febre na porta dos consultórios. Para minha tristeza, uma situação totalmente diferente do que eu vi ano passado quando visitei a mesma UPA. Infelizmente as Upas estão virando Socorrão”, avaliou Andrea Murad.

A deputada tomou conhecimento ainda que existem salas onde o piso está infiltrado. Na ala de classificação de risco, onde acontece a aferição da pressão e da temperatura, os doentes estavam em pé. Uma delas, estava envolta de cobertores sem ter onde sentar. De imediato, a deputada solicitou uma cadeira para a paciente. No setor dos consultórios, mais pacientes em pé. A direção explicou que a unidade atende com plantão dois clínicos gerais, dois pediatras e um médico intensivista, chegando a receber até 600 pessoas por dia. Ao se reunir com a diretoria, a deputada lamentou que a qualidade no atendimento tenha caído consideravelmente.

A direção da UPA Itaqui Bacanga explicou que a superlotação é por causa da sazonalidade e que os problemas estruturais já foram demandados à Secretaria de Estado da Saúde. Andrea Murad disse que pretende estar mais perto das demandas da saúde até para cobrar do governo o que vem presenciando nas unidades.

“A visitas são necessárias porque eu tenho recebido muitas denúncias. Então, nós precisamos estar perto da população e interceder por ela nesses momentos de deficiência na saúde pública. E pra isso, nada melhor do que visitar a UPA, conversar com os pacientes, conversar com a diretoria pra entender de perto o que está acontecendo. Estamos em uma situação crítica, totalmente diferente do que eu vi ano passado quando visitei a mesma UPA, o governo não está conseguindo resolver e, talvez, ouvindo as pessoas, possamos cobrar ações mais práticas da secretaria”, disse Andrea Murad.