dinogovNa semana passada, treatment o deputado estadual Sousa Neto (PTN) usou a Tribuna da Assembleia para afirmar que o governador Flávio Dino (PCdoB) estava virando as costas para as centrais sindicais (reveja).

Por ser um deputado de Oposição, muitos poderiam imaginar que Sousa Neto estaria exagerando, mas uma reunião na tarde de terça-feira (17), na Assembleia Legislativa, mostrou que o parlamentar estava falando a verdade absoluta, sem tirar nem por.

As centrais sindicais e todos os sindicatos dos servidores públicos estaduais do Maranhão aprovaram por unanimidade que irão acampar na porta do Palácio dos Leões, a partir do dia 26 de março, caso o governador não receba representantes das categorias para debater a postura da Procuradoria Geral do Estado, no caso da greve dos servidores do Tribunal de Justiça e o respeito ao direito de greve dos servidores públicos estaduais.

Além disso, da reunião ficou definido que os sindicalistas irão solicitar do governador uma Proposta de Emenda Constitucional fixando o percentual mínimo de 50% dos cargos comissionados da administração pública estadual para servidores efetivos.

Por fim, todos os sindicatos decidiram também ingressar como AMICUS CURIAE na ADPF 317, juntamente com o Sindjus Maranhao, e lutar pela manutenção da decisão do ministro relator Celso de Melo de “NAO CONHECER E DETERMINAR O ARQUIVAMENTO da ADPF 317”.

As centrais sindicais e os sindicatos voltaram a se reunir no dia 24 de março, na sede da CUT, às 16h, para definirem as estratégias para o acampamento no Palácio dos Leões.

Pelo visto ou Flávio Dino desvira as costas para as centrais sindicais e os sindicatos, ou enfrentará o seu primeiro grande desgaste como governador do Maranhão.