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A Prefeitura de São Luís vai implantar um novo Corredor de Transportes Urbanos na cidade que, viagra em uma primeira etapa, vai atingir uma extensão de 15,13 km do São Francisco ao bairro da Cohab, beneficiando diretamente cerca de 300 mil pessoas. O propósito do empreendimento é aprimorar o sistema viário da capital e, com isso, melhorar a mobilidade urbana.

A implantação desse novo Corredor de Transportes Urbanos foi o tema de uma audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (6) na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), com a participação de representantes da administração municipal, entidades da sociedade civil, estudantes e da população em geral.

Ao realizar a abertura da audiência, o secretário municipal de Governo, Lula Fylho, que no ato representou o prefeito Edivaldo, enfatizou que esse é um projeto essencial para São Luís. “É uma obra de grande importância para a população por seus impactos altamente positivos em suas vertentes sociais e econômicas, além de proporcionar a melhoria significativa da qualidade de vida”, disse Lula, ressaltando que todas as medidas foram adotadas pela Prefeitura para minimizar os impactos ambientais ocasionados pela implantação do empreendimento.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, destacou que o modelo do Corredor de Transportes Urbanos revitaliza o uso do solo urbano na medida em que agrega uma série de benefícios à região onde a obra vai ser construída. “O Corredor vai fomentar a vocação comercial em uma área populosa da cidade, mas que encontra-se hoje isoladas de vias estruturante”, frisou.

O titular da Semosp destacou ainda a importância do Corredor de Transportes para o planejamento, por parte da população, do tempo de deslocamento no trânsito, proporcionando aos moradores mais qualidade de vida.

Também participaram do evento os secretários municipais Marco Aurélio Diniz (Meio Ambiente) e José Cursino (Planejamento). A segunda audiência para debater a implantação do Corredor de Transporte de São Luís acontece na manhã deste sábado (7), no auditório do Colégio Cintra, no bairro Anil.

O novo corredor de transporte contempla a reestruturação da malha viária de São Luís com tratamento adequado às vias urbanas e integrando os vários corredores existentes.

Os recursos da ordem de R$ 480 milhões para execução do projeto, que contempla duas etapas, foram assegurados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior em reunião com a presidente Dilma Rousseff. Do montante da verba, 240 milhões serão destinados pela União e outros 240 milhões serão investidos pela administração municipal, obtidos por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF), com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com o projeto, vão ser criadas alternativas de vias com o objetivo de diminuir o tráfego de veículos em corredores urbanos já congestionados, implantação de ciclovias exclusivas, beneficiando milhares de trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte, aumentando, de forma significativa, a segurança, a comodidade, rapidez e conforto de pedestres, passageiros e motoristas. Vão ainda ser interligados bairros densamente ocupados, desafogando as vias existentes, atendendo ao crescimento populacional e econômico previstos.

A implantação do Novo Corredor de Transportes vai ser iniciado com a construção de uma interconexão na extremidade da Ponte do São Francisco, no início da Avenida Castelo Branco, interligando com a Avenida Ferreira Gullar. Essa interconexão é composta por duas alças de acesso à ponte, como também duas alças de acesso à Avenida Ferreira Gullar, seguindo pela mesma avenida até o início da Via Expressa.

O projeto contempla também outras avenidas como a Daniel de La Touche, com a interseção com a ponte do Caratatiua, implantação de novas faixas, sendo uma exclusiva para ônibus, margeando o bairro do Ipase, no sentido Cohab, com interseção à Vila Palmeira através da Ponte Sarney Filho e interligação com as avenidas Santos Dumont e São Sebastião, no bairro do Anil, em uma segunda etapa.

Esse novo sistema consiste ainda na criação de um corredor de transporte coletivo como complementação ao eixo viário existente da BR-135 Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque e Colares Moreira à avenida Castelo Branco e Beira-Mar, que funciona como eixo principal do Sistema de Transporte Integrado de Transporte da capital.

Nesse novo corredor, todas as avenidas terão a capacidade para o fluxo rápido e seguro de ônibus de alta capacidade – veículos articulados, desafogando o eixo viário principal do sistema que está no limite de capacidade da circulação de veículos.