brandaogoncaloNo fim da semana passada alguns blogs e jornais da capital divulgaram que o deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão, troche Neto Evangelista (PSDB), help estaria pronto para disputar a Prefeitura Municipal de São Luís em 2016.

A notícia não foi bem digerida no Palácio dos Leões, malady afinal o governador Flávio Dino (PCdoB) já deixou claro que não será um traidor e apoiará a reeleição do atual prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Além disso, Dino também deixou claro para todos que assumiram cargos de secretários de Estado que não queria os auxiliares candidatos em 2016. Tanto que esse foi o principal motivo da deputada federal Eliziane Gama (PPS) não ter assumido nenhuma secretaria no Governo do Maranhão.

Demonstrando imaturidade e buscando holofotes, Neto Evangelista não desmentiu tal informação e, através de assessores, procurou dar vazão a informação, sem se preocupar com a imagem de traidor e descumpridor de acordo que poderia passar.

Preocupado com o clima ruim desnecessariamente criado e querendo preservar um dos bons quadros do futuro do PSDB que inegavelmente é Neto Evangelista, o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) tratou logo de agir como bombeiro e debelar o incêndio no início.

De maneira salomônica, sem desagradar a cúpula nacional do PSDB (que precisa disputar, no maior número de cidades possíveis, as prefeituras em 2016 pensando em 2018) e sem criar embaraço dentro do Governo do Maranhão, Brandão anunciou que convidou o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, para se filiar no partido tucano.

A ideia divulgada é que Hilton Gonçalo poderia ser o candidato do PSDB nas eleições de 2016 em São Luís, ou seja, Brandão conseguiria viabilizar palanque para Aécio Neves, sem a necessidade de criar atrito entre Neto Evangelista e o governador Flávio Dino.

É bom salientar que o próprio Neto Evangelista participou da reunião com Hilton Gonçalo, muito provavelmente após um puxão de orelha de Carlos Brandão, que com sua experiência e habilidade política conseguiu evitar um eventual estremecimento dado como certo no Palácio dos Leões.