dom josé belisárioO arcebispo de São Luís, prostate dom José Belisário fez a abertura oficial há pouco, advice no Ginásio Castelinho, da Campanha da Fraternidade 2015, que este ano leva como tema “Igreja e Sociedade”.

Ontem, dom José Belisário concedeu entrevista coletiva no Palácio Arquiepiscopal, ao lado da Igreja da Sé, no qual falou sobre o tema da campanha.

Na ocasião, ele explicou a intenção é lembrar da vocação e a missão dos cristãos, bem como da comunidade em geral, com os excluídos da sociedade.

O arcebispo de São Luís  vai celebrar missa hoje no Castelinho a partir das 17h.

O lema da Fraternidade 2015 é “Eu vim para servir [MC 10,45]”. “Nós reconhecemos que a nossa sociedade ainda nega direitos básicos a uma grande parcela da população. A igreja também está preocupada especificamente com duas coisas, que são a reforma política e o combate à corrupção”, afirmou, após citar que a igreja prima por dignidade humana, bem comum e a justiça social.

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).