safraPor se destacar na produção de soja, doctor o Maranhão está novamente no roteiro do Rally da Safra, prescription evento que está em sua 12ª edição e se configura como a principal expedição técnica privada para monitoramento da safra de grãos no Brasil. A região de Balsas será o ponto de avaliação das lavouras maranhenses.

Para se ter ideia da importância do estado no cenário agrícola brasileiro, o quinto levantamento da safra de grãos, divulgado no início deste mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estimou que o Maranhão colherá quase 2 milhões de toneladas (1,986 milhão de toneladas) de soja. Este volume representa incremento de 8,9% em relação à safra passada, quando o estado produziu 1,823 milhão de toneladas. E com relação ao milho, o estado deverá colher 1,854 milhão de toneladas do grão, volume que corresponde a um aumento de 7,5% em comparação à produção de 1,725 milhão de toneladas registradas na safra 20132014.

De acordo com o planejamento traçado pela Agroconsult, organizadora da expedição, a avaliação das áreas de soja na região de Balsas será realizada pela equipe 5, de 23 deste mês a 18 de março. O roteiro segue pela região conhecida como Matopiba, integrada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Durante as visitas às fazendas produtoras maranhenses, os técnicos da Agroconsult colherão amostras de soja e ainda de milho para realização de contagem, pesagem e medição de umidade dos grãos com o objetivo de determinar a produtividade das culturas.

Também é avaliada a expectativa dos produtores e agentes do setor quanto à safra de grãos, identificando­-se as tendências em investimentos, endividamento, comercialização, custos de produção, operacionalização das lavouras, infraestrutura de transporte e armazenagem e meio ambiente. Dessa forma, o Rally da Safra tem como objetivo tornar públicas informações mais precisas e regionalizadas sobre a situação das lavouras brasileiras de soja e milho, abrangendo, além dos estados que integram o Matopiba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais.

Informações de O Estado do Maranhão