flaviodinonovaGilberto Léda – Funcionários da rede estadual de saúde contratados pelas empresas terceirizadas reclamam que o corte de 15% efetuado pelo Governo do Estado nos repasses às empresas, treatment está refletindo diretamente em seus salários.

Vários auxiliares, sovaldi técnicos de enfermagem e pessoal do corpo administrativo – que têm os mais baixos salários – receberam valores menores dos seus salários referentes ao mês de janeiro. O pagamento começou a ser feito antes do carnaval.

A redução salarial ocorreu em virtude do corte de repasses pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que, junto com a Secretaria de Estado da Transparência e Controle (STC) editou portaria, publicada há uma semana no Diário Oficial do Estado, determinando a retenção de 15% dos valores de todas as faturas apresentadas pelos prestadores de serviços da saúde (relembre).

Segundo a determinação, a SES  pagará às empresas apenas 85% das notas fiscais apresentadas. A justificativa, aponta a portaria, são as suspeitas de “superdimensionamento de custos” relatadas por uma comissão instituída pela Portaria Conjunta SES/STC Nº 001/2015.

A retenção continuará ocorrendo até que sejam finalizados trabalhos de auditoria sobre os contratos.