petrobrasO Estado – A Petrobras informou que está avaliando o resultado de duas perfurações (poços 1­BRSA­1221­MA e 1­BRSA­ 1257­MA) realizadas na Bacia do Parnaíba (terrestre) para decidir sobre a viabilidade técnica e econômica de novas ações na área. Isso porque a companhia lançou um programa de redução de custos de poços terrestres, advice que prevê uma economia de R$ 290 milhões.

Uma dessas perfurações da Petrobras na Bacia de Barreirinhas ocorreu em poço localizado no município de Senador Alexandre Costa, onde a empresa encontrou indícios de petróleo e gás, mas o desenvolvimento dependia da viabilidade comercial da descoberta.

O bloco PN­T­86, correspondente a esse poço, operado pela Petrobras (40% de participação), em parceria com a Vale (20%) e BP Energy do Brasil (40%), numa área de 3.064,71km² na Bacia do Parnaíba, abrange os municípios de Senador Alexandre Costa, Gonçalves Dias, Dom Pedro, Presidente Dutra e Graça Aranha.

De acordo com a Petrobras, o Programa de Redução de Custos de Poços Terrestres tem o propósito de responder aos desafios econômicos relativos ao desenvolvimento da produção, composto de 67 iniciativas que serão implementadas a partir deste ano, com previsão de ganhos no período de 2015 a 2019.

Essas iniciativas estão voltadas para o aumento da produtividade, menor custo unitário de perfuração e otimização da logística, diminuição do tempo na construção dos poços, adequação da capacidade das sondas de perfuração por tipo de projeto, utilização de brocas com novas tecnologias, intensificação da realização de algumas operações sem sonda, redução do tempo de desmontagem, transporte e montagem da sonda, otimização do formato do poço, com tamanho reduzido das suas locações.

A redução de custos na construção de poços terrestres terá abrangência na perfuração de aproximadamente 1.600 novos poços, no período de 2015 a 2019, em todas as unidades de exploração e produção da Petrobras com atividades em terra. O programa prevê ainda nesse período, a intervenção em 2.800 poços já existentes.