canindeA Prefeitura de São Luís, online por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), capsule fará interdições no tráfego de veículos no centro de São Luís, em virtude das festividades de Carnaval que serão realizadas no circuito Deodoro e nas imediações da Passarela do Samba. As alterações no trajeto dos veículos iniciam a partir das 14h deste sábado (14) e funcionarão até terça-feira de carnaval (17), nos horários de folia.

Nas imediações da Passarela do Samba, as alterações vão acontecer no trecho compreendido entre a rotatória da Fonte do Bispo e a rotatória do Bacanga. Dessa forma, todas as linhas do Itaqui-Bacanga e que trafegam por essa área, dirigindo-se às avenidas Africanos, Vitorino Freire ou Portugueses, por exemplo, vão ter que subir a Rua Cajazeiras, entrar pela Avenida Kennedy e contornar pela Avenida Vitorino Freire para se dirigirem aos bairros da área Itaqui-Bancaga.

Outra interdição será feita no circuito por onde vão desfilar os trios elétricos. Essa interdição vai impedir que veículos circulem no trecho compreendido entre a Praça Deodoro, descendo pela Rua da Paz, Praça João Lisboa até as Cajazeiras.Também estará interditado o trecho entre a Praça Deodoro à Praça Saudade, no bairro Madre Deus; passando pela Rua do Passeio e cruzando a Rua Cajazeiras até as imediações do Cemitério do Gavião.

Quanto ao transporte coletivo, o secretário da SMTT, Canindé Barros, esclarece que todos os ônibus que trafegam pela Praça Deodoro e descem pela Rua do Passeio terão o tráfego alterado. Os ônibus que desceriam pela Rua do Passeio terão que retornar na antiga Embratel e se dirigir à Avenida Alexandre de Moura (Parque Bom Menino), para tomar seu destino de volta. Já os ônibus que passam pela Deodoro dirigindo-se à Rua Rio Branco, não poderão entrar na praça. Nesse sentido, o trajeto será desviado por trás do Ginásio Costa Rodrigues (Av. Silva Maia), seguindo o itinerário normal a partir daí. “O certo é que nenhum ônibus entrará na Praça Deodoro”, reforça Canindé.

O secretário informa ainda que a SMTT também vai organizar e fiscalizar o trânsito nas imediações das festas carnavalescas nos bairros do Cohatrac, Cohab, Vila Embratel e Anjo da Guarda, onde circulam blocos de rua.

Juntamente com as interdições, serão fiscalizadas a obediência à Lei do Silêncio. Em relação ao circuito da Rua que ficava próximo a hospitais, não passarão trios pesados e bandas que possam incomodar os pacientes. Nesses espaços, só irão passar grupos de percussões.

Também foi feita a opção de mudar o circuito que acontecia no Centro Histórico, para preservar o patrimônio arquitetônico, direcionando-o para um novo circuito, que começa na Deodoro, passando pela Praça João Lisboa, e terminando no Mercado Central.

A SMTT também intensificará as ações de “Educação no Trânsito”. A atividade consistirá na distribuição de um kit com material informativo, contendo dicas de segurança no trânsito, visando sensibilizar os brincantes e a comunidade em geral para a valorização da vida, respeitando as leis vigentes e evitando o uso de bebidas alcoólicas, principal responsável pela violência no trânsito.