cidadejardim

O Programa “São Luís Cidade Jardim”, ampoule lançado pelo prefeito Edivaldo Júnior em outubro do ano passado, ganhará impulso com novas parcerias que estão sendo captadas pela primeira-dama e madrinha do programa, Camila Vasconcelos, e pelo presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Luís Carlos Borralho.

Ao longo desta semana foi realizada uma série de visitas a diferentes setores com o intuito de ampliar o número de parceiros do programa, que prevê ações conjuntas com empresas privadas, instituições de diversos segmentos e o envolvimento da sociedade, a fim de realizar intervenção paisagística em vários espaços da cidade.

“Estamos visitando possíveis parceiros e já temos a sinalização positiva da Secretaria de Estado da Educação e também no Sinduscon, onde recebemos o apoio do presidente. As parcerias representam uma ação efetiva em favor de uma cidade mais aprazível ambientalmente. A junção das forças só tem a contribuir para que o projeto se consolide como uma ferramenta que proporciona conscientização ambiental e o interesse pela sustentabilidade”, frisou a primeira-dama.

A agenda de trabalho incluiu ainda visitas ao Banco do Brasil e à creche Maria de Jesus Carvalho, onde o projeto já foi implantado, com a criação de um jardim, e agora será ampliado com a implantação de uma horta ecológica, com o apoio financeiro da Cemar, que já é parceira do programa. “Nas próximas semanas teremos ainda uma agenda intensa de captação de parcerias e de fechamento de negócios já das primeiras adesões do Cidade Jardim”, contou Luís Borralho.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado, Fábio Nahuz, fechou a parceria com o apoio a três vertentes do programa, que são a recuperação de praças, de canteiros e contribuição para o “Fundo do Cidade Jardim”, cujo recursos são utilizados na execução de trabalhos de manutenção de espaços públicos e a realização de pequenas obras. “O Sindicato vai participar dessas três vertentes do programa que é muito importante para a cidade e também vamos sensibilizar os empresários para aderirem ao projeto”, disse Fábio Nahuz.

Para desenvolver o eixo Jardim da Minha Empresa, o Instituto Municipal de Paisagem Urbana resgatou lei sancionada em 2008 e regulamentada em maio de 2014, pelo prefeito Edivaldo, possibilitando que empresas adotem espaços públicos da cidade. Pela lei, a empresa adotante estabelece com o poder público um termo de cooperação no qual estão previstos prazos em que esta ficará responsável pelo financiamento do projeto de paisagismo elaborado pelo Impur, em período determinado. Em contrapartida, a empresa fica licenciada de utilizar o espaço com publicidade padronizada pelo instituto.

Com o Banco do Brasil foi formatada a possibilidade de apoio aos produtores de mudas e plantas ornamentais e ainda o investimento direto do banco no programa. Durante a visita, Luis Borralho e a primeira-dama apresentaram detalhes do programa ao superintendente Regional em São Luís, Cristiano Carvalho. O superintendente destacou que o banco tem um braço da Fundação Banco do Brasil onde algumas das ações do programa municipal poderão ser inseridas.

As primeiras tratativas com a Secretaria de Estado de Educação sinalizaram para mais uma parceria institucional entre os dois poderes. Encerrando a agenda desta semana a primeira-dama e o presidente do Impur estiveram na Creche Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, espaço escolhido pela Prefeitura de São Luís para o plantio de 348 mudas de espécies diferenciadas no jardim, ainda ano passado, tornando o local mais agradáveis para funcionários e crianças, criando ações que despertem o sentimento de pertencimento daquele jardim nas crianças e ainda ajudando a sensibilizá-las para a questão ambiental.