geraldo

A Prefeitura de São Luís, cialis por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), order realizou nesta semana a entrega de kits de trabalho para 40 mobilizadores que atuarão junto às comunidades intensificando a busca por matrículas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). São ofertadas 2100 vagas e o prazo de inscrição vai até o dia 23 de fevereiro. O programa, de iniciativa do governo federal, é executado em parceria com o município de São Luís de acordo com a política do prefeito Edivaldo Holanda Júnior para a área educacional, que visa garantir o acesso à escolaridade para toda a população.

A entrega dos materiais foi oficializada no auditório da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro, no Centro. Cada kit é composto por camiseta, fichas de inscrição, cartazes, folders, caneta, lápis, borracha e apontador. O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, participou da solenidade e enfatizou a importância do trabalho que será desenvolvido pelos mobilizadores. “Quero que todos tenham noção da felicidade que vocês vão ajudar a construir, na medida em que vão ajudar as pessoas a cumprir uma etapa do ensino e ainda ter um instrumento para geração de renda”, disse o titular da Semed aos mobilizadores.

Para Jonatan Almeida Bertoldo, integrante da equipe de mobilização, desenvolver o trabalho será uma gratificação pessoal. “Eu já desenvolvo um trabalho junto à comunidade do Barreto e adjacências. Para mim, será gratificante poder ajudar novamente aquelas pessoas e contribuir para a Educação delas”, declarou. Já Lídia Vieira, pedagoga, destacou que o trabalho lhe permitirá ter novas vivências. “Poder contribuir para a Educação de uma forma diferenciada e conhecer pessoas com uma realidade diversa da minha serão fatores motivantes que possibilitarão uma grande experiência de vida para mim”, analisou.

MATRÍCULAS – O Projovem Urbano é voltado para jovens de 18 a 29 anos e tem duração de um ano e meio. Nesse período, os participantes do programa concluem o Ensino Fundamental, fazem um curso de iniciação profissional com certificado, têm aulas de informática e recebem uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100. Para os jovens que já têm filhos, o Projovem disponibiliza ainda salas de acolhimento, onde pedagogos e cuidadores receberão as crianças de até oito anos e desenvolverão atividades lúdicas enquanto os pais assistem às aulas.

Para efetivar a inscrição, o interessado deve apresentar original e cópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, comprovante de residência e Histórico Escolar ou Declaração Escolar que informe último ano cursado pelo jovem. Caso o interessado não possua histórico ou a declaração escolar, será realizado um teste de proficiência no ato da matrícula, que comprove o nível de escolaridade do estudante. para efetivá-la”, explicou a coordenadora do Projovem Urbano em São Luís, Karla Santos.

Os cursos de iniciação profissional pertencem a três arcos profissionais diversos: Construção e Reparos II ( curso de eletricista de instalações, trabalhador da manutenção de edificações, instalador e reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações e instalador de sistemas de telecomunicações); Serviços Pessoais (curso de depilador, cabeleireiro, maquiador, manicure e pedicure); e Telemática (curso de helpdesk/operador de microcomputador, assistente de vendas e telemarketing).