victorfederal1Foi formalmente instalada há pouco a comissão especial que terá um prazo de 40 sessões do Plenário para analisar proposta de Reforma Política.

O ponto de partida das discussões é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13. Resultado de um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, tadalafil o texto acaba com a reeleição do presidente da República, dos governadores e prefeitos; põe fim ao voto obrigatório, que se torna facultativo; e muda as regras das coligações eleitorais, com o fim da obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, municipal ou distrital.

pedrofernandesO presidente da Câmara, Eduardo Cunha, participou da reunião e afirmou que a instalação da comissão “é um gesto político da maior relevância no início da legislatura. Mostra que a Casa está disposta a votar”.

O colegiado é composto por 34 titulares e 34 suplentes. O Maranhão possui dois representantes titulares e um suplente. Os dois titulares são os deputados federais Victor Mendes (PV) e Pedro Fernandes (PTB). O suplente é o deputado Zé Carlos (PT).

Por acordo de líderes, foi indicado para presidir a comissão o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que deve designar como relator Marcelo Castro (PMDB-PI).