marcoaureliofevDepois da eleição da Mesa Diretora da Assembleia e da composição dos blocos parlamentares, patient a disputa agora no parlamento maranhense é pelas comissões técnicas da Casa, em especial a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Orçamento, as mais disputadas.

Para a Comissão de Constituição e Justiça, a indicação do novo presidente caberá ao maior bloco da Assembleia, ou seja, o Bloco do Governo, que possui 22 deputados. Está praticamente acertado que o deputado Marco Aurélio (PCdoB) será o presidente.

Apesar de novato, já que está no primeiro mandato, Marco Aurélio, além de pertencer ao mesmo partido do governador Flávio Dino, é o vice-líder do governo no parlamento maranhense.

Já para a Comissão de Orçamento o nome será indicado pelo Bloco Parlamentar Democrático, segundo maior bloco. O nome mais forte é o do deputado Rigo Teles (PV).

O presidente da Assembleia, Humberto Coutinho (PDT), espera uma definição dos blocos parlamentares nesta semana, já que quer as comissões técnicas em funcionamento ainda em fevereiro e como a semana que vem será “morta” na Assembleia por conta do Carnaval, a definição precisa sair até quinta-feira (12).