blitzurbana

Uma ação da Prefeitura de São Luís, there coordenada pela Subprefeitura do Centro Histórico, order foi realizada na noite de sexta-feira (06), com o objetivo de organizar o comércio informal na área, evitando assim a obstrução do espaço público. A medida visa garantir mais conforto e segurança aos frequentadores do local e acabar com a poluição visual. O trabalho integra as ações de Revitalização do Centro Histórico que estão sendo executadas pela prefeitura com o apoio do governo do Estado.

“O trabalho tem como objetivo observar o comércio informal e outras irregularidades como a altura de som e horário de funcionamento de alguns estabelecimentos aqui da área”, explicou o subprefeito, Fábio Henrique Carvalho, que acompanhou toda ação ao lado do secretário adjunto da SMTT, Israel Pethrus, e do superintendente de Fiscalização de Postura da Blitz Urbana, Márcio Aragão.

Fábio Carvalho informou que a prefeitura está fazendo o mapeamento de todos vendedores ambulantes para a regulamentação do funcionamento do comércio informal na área do centro da cidade. “Vamos cadastrar todos eles para que se possa, inclusive, começar o processo de barracas padronizadas”, contou. “Após o período de Carnaval somente ficarão no local os vendedores cadastrados e em lugares previamente mapeados”, completou.

O secretário adjunto da SMTT destacou que a ação reuniu as principais secretarias envolvidas no processo de ordenamento do centro para que as pessoas possam brincar no local com segurança. “Estamos trabalhando em conjunto no ordenamento do trânsito, na parte da segurança pública e postura para a melhoria do ambiente e para garantir mais segurança para os brincantes neste período de carnaval”, ressaltou Israel Pethrus.

A ação é um dos primeiros passos para recuar os excessos e disciplinar os produtos comercializados na área, em benefício da população, segundo informou o superintendente de Fiscalização de Postura da Blitz Urbana, Márcio Aragão. “Este é um comércio que muda dia a dia então estamos fazendo novo recadastramento, tiramos todos da via para deixar as ruas livres por uma questão de segurança e também de acessibilidade da população”, explicou.

A ação contou com a participação da Companhia de Policiamento de Turismo Independente da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Blitz Urbana, Guarda Municipal e Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte (SMTT) e Urbanismo e Habitação (Semurh).

As ações de revitalização do Centro Histórico foram reforçadas pela Prefeitura de São Luís a partir do início deste ano em parceria com o Governo do Estado. Mutirão de serviços estão sendo executados em toda a área visando o aumento do fluxo de visitações e, consequentemente, à promoção do turismo local.

As ações incluem a recuperação de ruas e calçadas, limpeza do local com lavagem das escadarias, melhoria da iluminação e sobretudo reforço na segurança.