mobilidadeurabana1

As ações prioritárias para a melhoria da mobilidade urbana de São Luís foram discutidas pelo prefeito Edivaldo Júnior e pelo presidente da Empresa Maranhense de Transportes Urbanos, hospital José Arthur Cabral Marques. Durante reunião realizada no Palácio de La Ravardiére, a Prefeitura de São Luís apresentou projetos que serão executados em parceria com o Governo. A recuperação asfáltica de ruas e avenidas de São Luís é uma das ações de curto prazo a serem realizadas por meio dessa parceria.

Com a finalidade de melhorar o fluxo de veículos na capital, também serão realizadas obras de intervenções nas avenidas Guajajaras e dos Holandeses. O prefeito Edivaldo destacou a importância desse trabalho conjunto. “Nesse momento, estamos discutindo as ações prioritárias para podermos dar uma resposta à população e ela possa sentir os resultados dessa parceria”, afirmou.

Alguns dos projetos já estão em processo de licenciamento ambiental e de contratação. As obras estruturantes devem ter início a partir do segundo semestre deste ano. Obras menores de pequenas alterações ou requalificação de vias devem acontecer ainda neste primeiro semestre.

Para Arthur Cabral, presidente da Empresa Maranhense de Transportes Urbanos, órgão criado recentemente pelo governador Flavio Dino, o trabalho é fruto de um compromisso do poder público com a população. “As obras que serão realizadas em São Luís são frutos da vontade política do governador e do prefeito Edivaldo de estreitar esse relacionamento e desenvolver ações conjuntas para a cidade. Na próxima semana, daremos início ao grupo de trabalho da região metropolitana. Em breve, os resultados vão aparecer para a cidade”, destacou o presidente.

Para os projetos estruturantes, os recursos já estão assegurados no governo federal, conforme informou Artur Cabral. “O que está sendo discutido é como cada parte pode se ajudar para que os projetos sejam para a cidade de São Luís, não um projeto do governo ou da prefeitura”, explicou.

Obras – As primeiras obras emergenciais, segundo informou o secretário Canindé Barros, devem ser licitadas nas próximas semanas. Integram essas obras, serviços de intervenções ao longo da Avenida Guajajaras, indo desde a Forquilhinha, passando pela Forquilha, pela rotatória que dá acesso à Uema, a Santos Dumont e a rotatória da Avenida dos Franceses, até a saída da cidade.

Da mesma forma será feito o trabalho na Avenida dos Holandeses. No local a obra começa na rotatória da Policia Militar e vai até a rotatória da Daniel de La Touche. “Iremos tirar todas as rotatórias ao longo desse trecho, criar cruzamentos semafóricos com retorno de quadra. Esta obra é semelhante a que realizamos no Bacanga”, disse o titular da SMTT.