videoA Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará, malady esta semana, capsule um Mutirão de Cirurgias de Alta Complexidade por videolaparoscopia no Hospital Estadual Dr. Carlos Macieira. Os procedimentos serão realizados de terça (3) a quinta-feira (5), sempre a partir das 8h, e contarão com a participação dos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgias Laparoscópicas (Sobracil).

O cirurgião geral e chefe da equipe de cirurgiões do HCM, Manoel Francisco,disse que serão realizadas 45 cirurgias por videolaparoscopia, dehérnia incisional e inguinal, histerectomias, gastroplastias (cirurgia de obesidade), hepatectomia (fígado), cirurgia do colon, pancreatectomia e prostatectomia (próstata).

“As vantagens das cirurgias por videolaparoscopia é que são minimamente invasivas, o paciente sente menos dor no pós-operatório e retorna mais cedo ao trabalho”, justificou Manoel Francisco. Estarão participando do mutirão também os cirurgiões da Sobracil, Flávio Malcher, Claudio Crispi, Thiers Soares, Renato Luna, Ricardo Cotta, Mirandolino e Antonio Claudio Jamel, todos do Rio de Janeiro.

Cirurgiões renomados

Flavio Malcher é cirurgião geral e especialista em hérnias/parede abdominal e cirurgia videolaparoscópica. Antônio Cláudio Jamel Coelho possui clínica no Rio de Janeiro e atende pacientes em busca de cirurgia bariátrica para redução de peso. Claudio Crispi é responsável pelo Instituto Crispi de Ginecologia Avançada, onde coordena uma equipe multidisciplinar composta de profissionais altamente treinados, nas áreas de cirurgia geral, ginecologia, coloproctologia, urologia, clínica geral, anestesiologia, enfermagem, psicologia, fisioterapia e nutrição.

Renato Luna é médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), onde realizou sua residência médica em CirurgiaGeral (1998 – 2001), é Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, com Habilitação em Vídeocirurgia, especialista em cirurgia geral pela Associação Médica Brasileira – AMB, Colégio Brasileiro de Cirurgiões/CBC e Conselho Regional de Medicina.  Mestre em técnicas video-endoscópicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Fellowship em Cirurgia Minimamente Invasiva e Bariátrica pela Oregon Health and Science University, EUA.

Ricardo Cotta é médico formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com residência em Cirurgia Geral pelo Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) e residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Fellow em Cirurgia Hepática e Transplante de Fígado do Centro Hepatobiliar do Hospital Paul Brousse (CHB-PB) – Universidade de Paris Cirurgião da 6a Enfermaria do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), coordenador da Unidade Cirúrgica de Fígado e Cirurgião do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE), Mestrando em Ciências Cirúrgicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mirandolino Batista Mariano atua nas áreas de urologia, laparoscopia, videolaparoscopia urológica, cirurgia vídeolaparoscópica e transplantes. Médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande (1973) fez seu mestrado em Medicina (Nefrologia) na UFRGS (1982) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) na Universidade de São Paulo (1986). Foi o criador do procedimento “Prostatectomia Simples Videolaparoscópica, com Controle Vascular”. É especialista em cirurgia robótica pela Intuitive (EUA) e um dos coordenadores do Curso Internacional de Cirurgias Urológicas por Vídeo, o Urovídeo, realizado anualmente em Goiânia desde 1999, tendo formado mais de 500 profissionais do Brasil e de outros países como Portugal, Espanha, Grécia, Equador, Peru, Chile e Argentina. É chefe do Serviço de Urologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.