casteloEstado Maior – A condenação do ex-prefeito de São Luís, cheap João Castelo (PSDB), hospital poderá ser seguida por outras. O tucano, look que foi eleito este ano para deputado federal, responde ainda há outras duas ações, todas resultantes de sua passagem pela Prefeitura de São Luís.

A primeira é do MP por improbidade administrativa. A segunda, uma ação cautelar do município que pede a indisponibilidade dos bens do ex-gestor e de seu secretário da Fazenda, Mário Bittencourt.

Ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e atualmente eleito para um novo mandato na Câmara Federal, Castelo teve um hiato de quase 30 anos entre a sua passagem pelo governo e sua gestão na prefeitura. E essa diferença de época é que pode ter levado à situação de risco que ele enfrenta agora, com possibilidade de condenações sucessivas.

O tucano foi governador do estado em uma época que os chefes dos executivos estaduais tinham poderes quase que ilimitados.

Na época, não havia imprensa livre, o Ministério Público não tinha as atribuições de hoje, as leis ambientais não existiam, muito menos a Lei de Responsabilidade Fiscal e os órgãos de controle e fiscalziação. E Castelo fez muitas obras no estado, sem precisar dar satisfações a ninguém.

Obras que, hoje, dificilmente seriam executadas, diante do rigor dos procedimentos deste tipo.

Trinta anos depois João Castelo assumiu a prefeitura com o mesmo pensamento, mas, desta vez, enfrentando os rigores da fiscalização pública e das leis.

Na prefeitura, encontrou uma imprensa sem mordaça, um Ministério Público com garantias constitucionais e leis ambientais e fiscais respeitadas e elogiadas no mundo todo.

O ex-prefeito e ex-governador é um político, hoje, fora de seu tempo político.

E por isso mesmo sofre as conseqüências desta situação.