dino1A coluna Estado Maior de O Estado do Maranhão aborda nesta quinta-feira (20), tadalafil um assunto já destacado pelo Blog, order o avanço do governador eleito Flávio Dino (PCdoB) na Assembleia Legislativa.

A coluna destaca inclusive a entrevista concedida por Dino no início da semana ao programa Roda Viva, click da TV Cultura, onde o futuro governador deixa claro que tem avançado sim nas conversas com deputados, teoricamente, fora do seu grupo político.

Uma prova inconteste desse avanço é o fato de que os atuais governistas não conseguem colocar 22 deputados estaduais para apreciar o Projeto de Lei do deputado Alexandre Almeida (PTN), que prevê que o presidente da Assembleia Legislativa seja empossado como governador, se a vacância dos cargos de governador e vice-governador acontecer no nos últimos 30 dias de seu mandato.

A atual Oposição, que serão os governistas no governo Flávio Dino, “engrossou tanto o pescoço” que para a Assembleia continuar “funcionando”, ou seja, legislando, foi preciso a base governista se submeter a um acordo e retirar de pauta os projetos que a Oposição não quer votar.

No entanto, o Blog precisa fazer uma observação sobre a nota do Estado Maior, que cita o uma eventual aproximação do deputado Victor Mendes (PV) com o grupo político de Flávio Dino. O Blog não conseguiu vislumbrar tal aproximação e uma prova da correção e compromisso de Victor Mendes foi a postura adotada nesta semana.

Victor Mendes, que é deputado federal eleito, mesmo estando de licença paternidade, atendeu um pedido do presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, e mesmo um dia depois do nascimento de sua segunda filha, esteve presente na Sessão Ordinária de terça-feira (18), quando ficou acertado que a pauta seria zerada.

O problema é que alguns deputados infiéis, como bem classificou o deputado estadual Tatá Milhomem (PSD) (reveja), fugiram do Plenário e juntamente com a saída da Oposição, novamente o quórum mínimo de 22 deputados não foi possível.

Além disso, é bom destacar que a eventual maioria que parece ter na Assembleia o futuro governador Flávio Dino, é nesse momento, mas vale lembrar que a renovação no parlamento estadual será de 50%, ou seja, a maioria hoje não significa dizer que será amanhã.

É aguardar e conferir.