bira1

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) se reuniu com o atual Secretário da Secretaria de Ciência, sales Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC-MA), medical Zé Costa. Na oportunidade, clinic os dois debateram sobre as atividades da Secretaria e o deputado Bira (futuro titular da SECTEC no governo Flávio Dino) protocolou um pedido de informações quanto ao quadro de funcionários, atividades implantadas e ações desenvolvidas pela SECTEC.

Zé Costa, que também ocupa o cargo de reitor da UNIVIMA, foi extremamente solícito e concedeu todas as informações requisitadas pelo deputado Bira. O atual Secretário ressaltou a importância e o alcance da UNIVIMA no processo de inclusão social e diminuição das desigualdades.

De acordo com Zé Costa, a UNIVIMA atinge 132 municípios do Maranhão realizando qualificação profissional e o Programa de Pré-Vestibular. Todas as salas de aulas funcionando normalmente em escolas da rede estadual de ensino.

A UNIVIMA também oferece cursos profissionalizantes de 160 horas nas mais diversas áreas, além de oferta de Pós-graduação MBA em gestão Escolar para professores das redes Estadual e Municipais, com cursos oferecidos em convênio com o IBMEC e custeados pelo Estado.

O sinal da transmissão de dados utilizados pela UNIVIMA é feito via Satélite e todas as salas de aula tem um tutor a cada duas horas. A SECTEC também é responsável pela implantação e administração dos 12 CETECMA´s que existem no Estado.

Os CETECMA´s são os Centros de Capacitação Tecnológica e além dos 12 já existentes, outros cinco estão em fase de conclusão (Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, Coroatá, Axixá e Timon) e já foram celebrados convênios com o MEC/FNDE assegurando recursos para a construção de mais 5 nos municípios de Chapadinha, Santa Luzia do Tide, Balsas, Porto Franco e Rosário.

A construção da nova sede da UNIVIMA está em fase avançada, nas proximidades da Praça Maria Aragão, no centro de São Luís. Com relação à FAPEMA, o atual Secretário defendeu um trabalho integrado da SECTEC com o órgão.

O deputado Bira agradeceu a disponibilidade do titular da pasta e comunicou o interesse do Governador Flávio Dino em criar o IEMA, uma espécie de IFMA estadual. O parlamentar ressaltou a importância deste momento de transição para a história do Maranhão e elogiou a postura de Zé Costa que foi bastante diligente neste primeiro encontro.