flaviodinonovaPelo visto o governador eleito Flávio Dino (PCdoB) segue com algumas dificuldades, view algo normal, ambulance para montar e completar a sua equipe de governo, afinal nesta quarta-feira (05), nenhum novo nome foi anunciado.

No entanto, duas pastas importantes – Educação e Cultura – tendem a ser indicações de dois partidos aliados do governador eleito.

Dino, após a especulação de Luis Fernando na SEDUC, voltou a confirmar a pedetista que a indicação será mesmo da legenda. Só que o problema parece o nome do PDT, pois precisa ser um nome com o perfil semelhante dos já anunciados por Flávio Dino.

Os dois primeiros nomes especulados – Kariadne Maia e Márcio Honaiser – parecem não ter agradado muito o núcleo forte do futuro governo. O PDT, para não perder a indicação deve apresentar outros nomes, pois já existe quem defenda ceder Agricultura e também o Esporte, em troca da Educação, pela eventual dificuldade que a legenda poderia ter para encontrar um nome para a pasta.

O último nome apresentado pelo PDT é da secretaria adjunta de Educação da Prefeitura Municipal de São Luís, Áurea Regina dos Prazeres Machado. Além de integrar o governo Edivaldo Júnior, Áurea Prazeres Machado já foi adjunta de Moacir Feitosa na gestão de Tadeu Palácio na capital maranhense. O nome parece ter sido bem aceito e pode ser confirmado no início da semana que vem.

Se a Educação ficará com o PDT, a Cultura deve ser uma indicação do PPS. No entanto aqui entra a questão de 2016 na pauta e por esse motivo a indefinição. Apesar de estar de saída do PPS para a Rede, assim que for oficialmente criada, a deputada estadual e federal eleita, Eliziane Gama, deve ser ouvida e tem um peso muito forte na indicação.

O problema é que o governador eleito Flávio Dino, tem receio que Eliziane insista com a sua pré-candidatura a Prefeitura Municipal de São Luís, e possa gerar algum conflito interno no seu grupo político, que tende claramente a apoiar a reeleição do prefeito Edivaldo Júnior.

A tendência é que antes de bater o martelo na Cultura, Dino tenha uma conversa franca com Eliziane Gama. Caso Eliziane insista na tese de disputar a eleição, caberá a outros membros do PPS a indicação da pasta.

A intenção de Dino é completar toda sua equipe ainda nessa primeira quinzena de novembro, mas ao que tudo indica esse prazo não deve ser cumprido, afinal ainda faltam definições de pastas importantes como: Justiça e Administração Penitenciária, Comunicação, Esporte, Agricultura, Industria e Comércio, Meio Ambiente, Fazenda, Planejamento, Minas e Energia, Mulher, Trabalho, Turismo, além de Educação e Cultura, é claro.