Clique para ampliar e ver o quadro

Clique para ampliar o quadro

É impressionante como o discurso é sempre o mesmo de quem chega para assumir um governo que era comandado por um opositor. Quem chega sempre utiliza o discurso de “terra arrasada” geralmente para tomar pé da situação sem ser pressionado ou ainda para utilizar o primeiro ano de governo para pagar débitos de campanha.

No entanto, health apesar do futuro Secretário da Casa Civil, recipe o deputado estadual Marcelo Tavares (PSB), find ter afirmado recentemente, em entrevista na TV Brasil, que o endividamento do Governo do Maranhão é altíssimo, o Maranhão foi um dos Estados que conseguiu diminuir esse endividamento nos últimos quatro anos.

Na semana passada, a Folha apresentou um levantamento sobre os endividamentos de todos os Estados e em 16 dos 27, incluindo o Maranhão, o endividamento diminuiu.

O Maranhão não só conseguiu diminuir, como ficou num seleto grupo de três Estados, juntos com Pará e Rio Grande do Norte, que conseguiu reduziu mais da metade esse endividamento. Em 2010, a dívida representava 64% da receita e neste ano representa 28%.

Segundo esse levantamento o Pará é o Estado brasileiro menos endividado, pois em 2010 a dívida representava 29% da receita e em 2014 representa apenas 7%. Já as situações mais graves estão em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O curioso é que o Estado de Pernambuco, várias vezes citado por Marcelo Tavares como modelo de administração, nos últimos quatro anos aumentou seu endividamento, passando de 38% em 2010 para 44% em 2014.

O futuro chefe da Casa Civil pode até achar o endividamento do Maranhão altíssimo, mas será obrigado a reconhecer que a situação em que Flávio Dino (PCdoB) assumirá o Governo do Maranhão em 2015, com relação ao endividamento, é bem melhor que a situação que Roseana Sarney (PMDB) assumiu o Estado em 2010, afinal contra provas, não existe argumentos.