oposicao1

Este Blog, medical por diversas vezes, já fez duras críticas aos deputados estaduais oposicionistas, que ano que vêm serão governistas, pela postura incoerente em alguns casos e votações na Assembleia Legislativa.

No entanto, o Blog precisa, para ser justo como sempre tenta ser, reconhecer a postura coerente adotada por esses deputados na votação desta quarta-feira (22), no Plenário do parlamento estadual do Maranhão.

Estava em pauta na Ordem do Dia a derrubada de um veto da governadora Roseana Sarney (PMDB) sobre o reajuste dos servidores do Poder Judiciário do Maranhão.

Os deputados oposicionistas, comandados por Marcelo Tavares (PSB), mantiveram a coerência e o posicionamento de antes da eleição, ou seja, favoráveis ao reajuste dos servidores. Sendo assim, mesmo sabendo que o reajuste “cairá nas costas” do governador eleito Flávio Dino (PCdoB), os oposicionistas, futuros governistas, votaram pela derrubada do veto.

Vale ressaltar que o veto foi derrubado por 32 votos, contra 12 ausentes e nenhum voto contrário, pois os deputados governistas também votaram pela derruba do veto,

manoelribeiroDeslize – Os oposicionistas só não irão tirar nota 10 no quesito coerência pelo fato de terem pisado na bola na PEC (Proposta de Emenda a Constituição) do deputado estadual Manoel Ribeiro (PTB).

A PEC quer elevar o percentual gasto com Educação no Maranhão de 25% para 30%, como já acontece em boa parte dos demais Estados brasileiros.

No entanto, no momento da votação os deputados oposicionistas esvaziaram o Plenário para evitar a apreciação da PEC que prevê mais investimentos na área da Educação.

“Eu acho impressionante a bancada de oposição se retirar quando vamos votar uma proposição aqui de interesse do Estado do Maranhão, que está aumentando de 25% para 30%. É lamentável”, afirmou Ribeiro.

O deputado Marcelo Tavares, futuro secretário da Casa Civil, tentou argumentar que a PEC poderia inviabilizar o novo governo e que nada que gere despesa deveria ser apreciado agora, mas somente quando Flávio Dino assumisse o comando do Governo do Maranhão.

Acontece que os oposicionistas tinham acabado de votar o reajuste dos servidores do Poder Judiciário e a PEC do deputado Manoel Ribeiro é “apolítica”, tanto que foi apresentada em maio de 2013, inclusive com assinaturas favoráveis dos próprios oposicionistas, como lembrou Manoel Ribeiro.

“A PEC foi apresentada no dia 02 de maio de 2013, e tem assinatura de Vossa Excelência (Marcelo Tavares) no projeto subscrevendo. Os deputados Othelino Neto, Rubens Pereira Júnior e a Oposição praticamente toda assinou, pois tem 26 assinaturas”, finalizou Manoel Ribeiro.

Os oposicionistas perderam uma grande oportunidade de tirar um 10 no quesito coerência e mostrar que o discurso de mudança, tão apregoada na campanha eleitoral, não foi apenas na teoria, mas que será implantado na prática.

Os oposicionistas estão de parabéns pela postura adotada na derrubada do veto, mas deixaram a desejar na votação da PEC do deputado Manoel Ribeiro, afinal foram favoráveis a PEC quando pensavam como Oposição e não deveriam mudar de ideia pelo fato de passarem a ser governo amanhã, principalmente se o quesito for investimento na área da Educação.

Fica a dica, afinal a coerência é algo que será cobrado diariamente dos oposicionistas quando se transformarem em governistas.