genildeA Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), prescription por meio da Superintendência de Economia Verde, realizará o I Seminário Maranhense sobre Mudanças Climáticas, na quinta (23), 8h às 17h30 e sexta-feira (24), 8h às 12h, no Auditório Neiva Moreira, da Assembleia Legislativa.

O objetivo é discutir temas como mudanças climáticas no Brasil e assuntos referentes ao Maranhão. Contará com as presenças de representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal. As inscrições só poderão ser feitas pela internet, baixando o formulário de inscrição disponível no site da Sema (www.sema.ma.gov.br) e enviando-o para o email:[email protected]. Outras informações podem ser obtidas na Superintendência de Economia Verde da Sema pelos fones: 3194-8900 no horário das 14h às 18h.

Estão confirmadas as presenças da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Genilde Campagnaro (foto), entre outras autoridades.

Segundo o Superintendente de Economia Verde (Sema), Rodrigo Verde, esse seminário é de fundamental importância porque, atualmente as mudanças climáticas têm sido alvo de diversas pesquisas científicas. “Os climatologistas verificam que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Esse fenômeno, gerado pelo aumento da poluição do ar, tem provocado derretimento de gelo das calotas polares e aumento do nível de água nos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas,” destacou.

Capacitação – Desde outubro de 2012, a Sema capacita os técnicos na área, intensificando as discussões sobre o tema no Maranhão e congrega poder público, sociedade civil organizada, academia e ONGs para, juntos, consolidar o Fórum Maranhense de Mudanças do Clima.

Em abril de 2013, a Sema realizou a “Reunião Preparatória para Formulação e Consolidação do Fórum Maranhense de Mudanças Climáticas” durante a qual foi apresentada a minuta preliminar do fórum e captadas sugestões para o documento. Qualquer pessoa interessada no assunto poderá participar do I Seminário Maranhense de Mudanças Climáticas. A Sema disponibilizará para o evento 120 vagas.

Clique aqui e veja a programação completa do seminário