cirurgiaVinte pacientes diagnosticados com hérnias foram submetidos a cirurgias durante o mutirão, troche realizado neste sábado (11), check no Hospital Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, sick em São Luís. Foram operados pacientes que sofriam com hérnias inguinais, epigástricas e umbilicais e que aguardavam por este procedimento em fila de espera em unidades estaduais de saúde da capital e interior do Maranhão.

As cirurgias feitas pela equipe médica coordenada pelo cirurgião Luís Alfredo Guterrez destinaram-se a resolução de casos de hérnias inguinais, epigástricas e umbilicais. O procedimento cirúrgico, para os casos mais simples, consiste na colocação de tela cirúrgica e sutura da ruptura do músculo (hérnia). Para estarem aptos a passar pelo procedimento os pacientes com casos de hérnia em cirurgia eletiva (não de urgência) tiveram que realizar exames pré-operatórios necessários para avaliar o risco e comprovar as perfeitas condições para que eles sejam levados ao centro cirúrgico.

José Luís Ferreira (46) foi um dos pacientes que passaram pelo procedimento. Ele já estava à espera da cirurgia para resolver o problema e se disse tranquilo por que já havia feito procedimento antes. “É a segunda vez que preciso fazer a operação, aqui eu  estou confiante, pelo que vi do hospital, tudo novo, bem organizado e vai dar tudo certo”.

Um pouco menos comum em mulheres, o problema também acometeu dona Valdilene Mendes Sousa (45). Doméstica profissional, ela deixou de trabalhar por conta das dores que sentia com o trabalho pesado. Com a cirurgia, espera poder voltar a se sustentar com a força do seu trabalho. “Me dói muito, sinto calafrio, sinto a barriga dura, inchada! Mas com a cirurgia se Deus quiser vou ficar boa e ter saúde pra viver”, disse ela.

Mesmo com a grande demanda de cirurgias de hérnia, o centro cirúrgico da unidade atendeu outros procedimentos cirúrgicos não previstos no mutirão, como os necessitados pelo paciente Ernaldo Boueres (50). Em um caso um pouco mais complicado ele, que é natural de São Mateus e teve sua internação regulada pelo Hospital Geral de Peritoró (pertencente à rede de Saúde do Estado), já havia realizado cirurgia e estava internado há13 dias no Carlos Macieira para uma nova intervenção a que foi submetido hoje. “Eu deixei pra procurar recurso já muito tarde com essa agora eu espero melhorar e ficar bom de vez”.

Este foi o segundo mutirão de intervenções cirúrgicas realizado pela equipe médica do Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, desde a inauguração do seu centro cirúrgico, que conta com sete salas de cirurgia em pleno funcionamento. O primeiro mutirão ocorreu no mês passado, quando 16 pacientes foram submetidos a uma técnica cirúrgica inovadora para tratamento de varizes em membros inferiores.

“Devido à grande demanda por esse tipo de serviço, os mutirões representam uma alternativa para atender pacientes de todo o Maranhão, por isso temos realizado vários como este, não só aqui nesta unidade, mas em diversos hospitais gerais que compõem a rede de saúde estadual”, explicou o coordenador Luis Alfredo Guterrez.