dilmagastaoDe O Estado – A agenda de campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) no Maranhão, clinic que pode ser confirmada oficialmente hoje, see deve ser coordenada pela dirigente petista Berenice Gomes (PT), diagnosis pelo deputado federal Gastão Vieira (PMDB), que atuou como ministro do Turismo no governo petista, e pelo senador João Alberto (PMDB), um dos líderes governista no Congresso Nacional.

A informação foi dada a O Estado ontem pelo deputado Gastão Vieira, que afirmou manter contato direto com a coordenação nacional de campanha da presidente da República. Ele explicou que ainda não há data definida para que Dilma visite o estado, mas garantiu que a agenda estratégica está mantida.

De acordo com o parlamentar, a expectativa era de que Dilma desembarcasse no Maranhão, mais precisamente no município de Timon, somente na próxima semana, após agenda de campanha em Teresina (PI). No entanto, como a petista adiantou a sua ida ao estado do Piauí para a última quarta-feira, ficou indefinida a data de sua agenda no Maranhão. “Ela já foi ao Piauí e a Paraíba, seguindo a estratégia política de fortalecer a sua candidatura nos estados onde obteve um bom desempenho. E com o Maranhão não será diferente. A presidente virá ao estado, mas provavelmente somente confirmará o dia de sua vinda e o município ou os municípios que serão visitados, amanhã [hoje]”, explicou.

Ele afirmou que coordenará, ao lado de líderes do PT e do PMDB, a agenda da presidente no estado. “Estou em contato direto com a coordenação nacional de campanha da presidente. Vou, ao lado do senador João Alberto, de Berenice do PT e de outras lideranças políticas, organizar o ato da presidente no estado. Ainda não há a confirmação exata, mas o evento no Maranhão deve ser fechado, num auditório ou algo semelhante. Dilma não realizará comício no Maranhão”, completou.

Na quarta-feira, o senador João Alberto já havia assegurado a sua participação direta na articulação da agenda política de Dilma no estado. “Não importa quem esteja com ela aqui no Maranhão. Nós estaremos junto porque acreditamos que ela é a melhor opção para o país”, disse na ocasião, referindo-se à incorporação do PDT e do PCdoB na campanha petista. Ele também confirmou que na próxima semana, todos os prefeitos alinhados ao projeto de Dilma vão definir uma agenda conjunta.

O presidente estadual do PMDB, Remi Ribeiro, também falou a O Estado sobre a agenda da presidente Dilma no Maranhão. “O PMDB é aliado nacional do PT e estará engajado na campanha. Em relação ao partido, não há o que discutir. Vamos seguir a coordenação do PT aqui no Maranhão”, disse.

Ele explicou, no entanto, que cada partido político que integrou a coligação “Pra Frente Maranhão” na eleição 2014, deve seguir o seu próprio caminho, de acordo com a orientação nacional.

O governador eleito Flávio Dino (PCdoB) não subirá no palanque de Dilma Rousseff (PT) e nem participará da agenda da petista, quando ela desembarcar no estado. Foi o que garantiu o presidente do PCdoB, Marcio Jerry, que assegurou a posição de neutralidade do comunista em relação a disputa presidencial do segundo turno entre Dilme e Aécio Neves (PSDB).

Tanto o Ibope quanto o Datafolha divulgaram as suas primeiras pesquisas para o segundo turno das eleições 2014 e nos dois levantamentos, apesar do empate técnico, é o tucano Aécio Neves que aparece com pequena vantagem para vencer a eleição (veja aqui).