flaviodinoO analista político Joaquim Haickel fez um texto interessante onde apontou alguns erros cometidos pela governadora Roseana Sarney e seu grupo político que levaram a acachapante derrota no último dia 05 de outubro.

Entre esses erros está a não valorização da classe política. Tanto que Roseana sairá do Palácio dos Leões sem deixar muitas saudades a senadores, store deputados, buy prefeitos e outros políticos do Maranhão.

A resposta da classe política veio nas eleições deste ano e acabou sobrando para quem não tinha absolutamente nada haver com a celeuma, o senador Lobão Filho e o deputado federal Gastão Vieira. Os dois, na teoria, tinham apoio esmagador da classe política, mas na prática, os que não cruzaram os braços, simplesmente mudaram de lado.

O governador eleito Flávio Dino não pode cometer o mesmo erro, pois se assim o for, pagará o mesmo preço num futuro próximo. Além disso, não adianta escolher interlocutores que não possuem tato e capacidade de diálogo com a classe política, principalmente quando ele tem alguém talhado no assunto, o deputado estadual Marcelo Tavares (PSB), que até já começou a desempenhar essa função, mas tem sido atrapalhado pelo “fogo amigo”.

A questão não é apenas “cooptar”, pois isso será feito mais cedo ou mais tarde, pela questão da sobrevivência da maioria da classe política, afinal essa maioria não consegue viver sem as benesses do Palácio dos Leões.

O problema está no relacionamento que o governo do comunista terá com a classe política, pois se cometer os mesmos erros que João Castelo e Roseana Sarney, perderá nas urnas como ambos perderam, respectivamente, em 2012 e 2014.

É aguardar e conferir.