flaviodinonovaSegundo um levantamento feito pela Folha de São Paulo, treatment sete dos 13 governadores eleitos no Primeiro Turno das eleições, ou seja, no dia 05 de outubro, não possuem, ainda, a maioria das respectivas Assembleias Legislativas.

O caso mais “complicado”, segundo o levantamento, seria justamente do governador eleito no Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), pois só contaria com o apoio de 13 dos 42 deputados estaduais eleitos, o que corresponderia a 31% dos parlamentares. Essa seria a menor bancada entre todos os governadores eleitos no primeiro turno.

No entanto, a reportagem ressalta ainda que fora os 13 eleitos apoiando Dino, o governador eleito já teria o apoio de três eleitos pela base governista, mas não citou nomes. Além disso, o presidente do PCdoB do Maranhão, Marcio Jerry assegurou que já conversou com 30 deputados eleitos.

“Só não falei com os que são mais arraigados do lado de lá”, afirmou Jerry a reportagem.

Pelo visto Flávio Dino não quer correr o risco de não possuir a maioria absoluta da Assembleia Legislativa desde o início do seu mandato, passando obviamente pela eleição da nova Mesa Diretora que acontecerá em fevereiro, quando os eleitos assumem seus mandatos.

É aguardar e conferir.