dilmaedinoO governador indiscutivelmente eleito Flávio Dino (PCdoB) tem agora dois grandes problemas políticos a serem resolvidos, cheap um a curto e um outro a médio prazo.

A curto prazo, online ou melhor curtíssimo, Dino precisará se posicionar no segundo turno das eleições presidências. Ninguém acredita que o comunista ficará fazendo jogo duplo entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

No primeiro turno, Dino colocou o seu palanque à disposição dos três principais candidatos, além dos dois vencedores, também de Marina Silva (PSB). No entanto, apenas Aécio aceitou a oferta, e é exatamente aí o dilema.

Aécio aceitou a oferta e por duas vezes veio ao Maranhão. Agora o tucano espera contar novamente com esse palanque, pois pretende reverter a baixa votação que teve no Estado, apenas 11,62% dos votos e vai esperar contar com o apoio do seu “governador eleito”. Uma virada de costas de Dino no segundo turno, reforçaria a pecha de traidor, que para muitos o comunista já carrega.

aécioedinoNo entanto, o partido de Dino é aliado incondicional de Dilma Rousseff e o comunista “arrota” que a presidente não gravou nenhum vídeo favorável a Lobão Filho e tão pouco veio ao Maranhão na campanha eleitoral pelo seu prestígio junto a ela. Sendo assim, Dino também tem ligações e motivos fortes para apoiar a petista.

É de fato uma saia justa para o governador eleito, principalmente pelo fato de que Dino não pode errar, pois não pretende fechar as portas do Governo Federal para as famosas e aguardadas parcerias durante o seu mandato.

São os ônus e bônus de vencer uma eleição como Dino venceu. Já sobre o problema a médio prazo, isso é outra história e assunto para outra postagem.