flaviodino2Ao que parece a coligação “Todos pelo Maranhão”, buy cujo candidato ao Governo do Maranhão é Flávio Dino (PCdoB), recipe sentiu-se incomodada com a denúncia feita pelo senador e candidato do PMDB, Lobão Filho, envolvendo o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim.

Tentando tirar o foco do assunto, que já repercute nacionalmente, a coligação anunciou nesta sexta-feira (03), que entrou na Justiça Eleitoral na quinta-feira (02), com uma ação de investigação sobre abuso de poder político que poderia estar sendo praticado pela governadora Roseana Sarney (PMDB) em favor de Lobão Filho.

A denuncia está sendo feita baseada em uma reportagem do Jornal Pequeno do domingo passado, onde um X-9, a essa altura já conhecido pelos demais membros do governo, teria gravado um áudio onde estaria sendo traçadas estratégias para a reta final de campanha.

No entanto, além de algumas curiosidades que cercam a tal denuncia, ela não tem validade jurídica alguma, mas vamos por partes.

Fica nítido que a ação é apenas uma tentativa de desviar o foco do telefonema entre a governadora Roseana Sarney e Edmar Cutrim, afinal a coordenação de Flávio Dino tem o mérito de ter sempre reagido imediatamente em qualquer circunstância durante toda a campanha.

Sendo assim, se o assunto fosse grave, jamais iriam esperar cinco dias para entrar com uma representação na Justiça Eleitoral, teriam feito no dia seguinte a tal denúncia, mas coincidentemente (lá vem de novo a danada coincidência que cerca a candidatura de Flávio Dino) deixaram para fazer no dia da grave denuncia do PMDB.

Com relação ao áudio, quem teve oportunidade de ouvir percebeu que não houve nenhuma gravidade e a própria Oposição tem comemorado a postura da governadora Roseana Sarney, que em momento algum se utilizou da máquina pública em prol da candidatura de Lobão Filho, atitude que chegou a ser alvo de críticas internamente por alguns mais audaciosos dentro da base governista.

Por fim, o áudio, ao contrário da ligação denunciada pelo PMDB, não possui nenhum efeito jurídico, pois é considerado ilegal. A Justiça não costuma aceitar gravação ambiental ou interceptação de dados ou telefônica sem a autorização. Deixando claro que no caso da denuncia do PMDB o que ocorreu, segundo a governadora, foi uma conversa iniciada e não concluída.

Sendo assim, foi uma estratégia tola e os comunistas acabaram vestindo uma carapuça que, a princípio, não lhes cabia.