ROSEANAUPA

A sexta Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Luis foi inaugurada nesta terça-feira (30), tadalafil no bairro da Vila Luizão, pela governadora Roseana Sarney e pelo subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite. A unidade de saúde fica ao lado do Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Vila Luizão e funcionará 24 horas, com atendimentos de urgência e emergência nas áreas de clínica médica e pediatria. A inauguração contou com a presença dos diretores das unidades hospitalares de São Luis e pessoas da comunidade.

Roseana Sarney disse que a UPA foi construída com recursos do Tesouro Estadual e, assim como o CEM da Vila Luizão, vai atender com eficiência a demanda das pessoas que moram na comunidade e nos 14 bairros adjacentes.  “Esta é mais uma importante obra que entregamos para os maranhenses. Estou deixando o governo do Maranhão com a absoluta certeza do dever cumprido e de que nenhum outro governante investiu tanto para organizar e colocar em funcionamento uma rede de saúde pública eficaz e resolutiva. O nosso trabalho serve de exemplo para todo o país”, enfatizou.

Do tipo III, a UPA da Vila Luizão tem 1.340 metros quadrados de área construída e obedece ao padrão de atendimento das demais UPAs entregues à população – Itaqui-Bacanga, Parque Vitória, Vinhais, Cidade Operária e Araçagy. Assim como no Vinhais e Cidade Operária, a UPA fica ao lado do CEM da Vila Luizão – que atende a parte ambulatorial de pediatria, ortopedista, gastroenterologia, neurologista, reumatologia, clínico geral, dermatologista, ginecologia, obstetrícia e cirurgião geral.

ROSEANAUPA1
Na área de saúde já foram entregues 61 unidades do Programa Saúde é Vida, em São Luís e no interior do Maranhão, que se somam a 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo seis na capital e nos municípios de Coroatá, Imperatriz, Codó, São João dos Patos e Timon. Ainda esta semana serão inaugurados hospitais de 20 leitos em Nova Iorque, São João do Paraíso e Bequimão.

USC – Na parte da tarde, foi a vez de reforçar a segurança com a inauguração da Unidade de Segurança Comunitária (USC) do Coroadinho.

O projeto da Unidade de Segurança Comunitária (USC) tem como referência o modelo de Unidade de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro, sendo que, no Maranhão, o serviço apresenta inovações. Em São Luís, já está em funcionamento a USC da Vila Luisão/ Divinéia, com a obtenção de resultados positivos e redução de 70% nos delitos na região.

usc
As USCs são equipadas com 10 câmeras de videomonitoramento cobrindo toda a região, que darão ao comando de cada unidade um controle, 24 horas por dia, de toda a movimentação. Todas estão interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Um total de 90 policiais estão convocados para atuar apenas na área do Coroadinho. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a obra custou mais de R$ 1 milhão, recurso adquirido pelo empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) com o Governo do Estado.

Cada USC conta, ainda, entre os vários ambientes, com sala de recepção, alojamentos masculinos e femininos, sala de comando, sala de reserva de armas, área de convivência, auditório com capacidade para 60 lugares, sala de inclusão digital, onde funcionará um telecentro de ensino para oferecer aulas de informática aos jovens e adolescentes da região, proporcionando cursos de capacitação para os jovens e qualificar os adolescentes para que eles possam ingressar no mercado de trabalho.