gardeniacasteloDizem que não é fácil, sale mas alguns políticos irão tentar se eleger e eleger um parente próximo para os legislativos nas eleições de 2014 no Maranhão. O Blog destacará alguns casos onde esse desafio será encarado.

O atual deputado federal Cléber Verde (PRB) tentará se reeleger, mas tenta também eleger o irmão, Júnior Verde (PRB), para a Assembleia Legislativa. Já os irmãos deputados, Pedro Fernandes e Manoel Ribeiro (ambos do PTB), serão candidatos a reeleição, consequentemente para deputado federal e estadual.

Existem ainda os casos de pais e filhos que vão tentar se eleger para os legislativos. O deputado federal Sarney Filho (PV) buscará uma nova reeleição e dessa vez apresenta o filho, Adriano Sarney (PV), como candidato a deputado estadual.

O ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), busca voltar a Câmara Federal e tenta ajudar a filha, Gardênia Castelo (PSDB), a se reeleger na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Carlinhos Florêncio (PHS), além de buscar sua reeleição, tentará eleger o filho, Florêncio Neto (PHS), deputado federal.

Também temos o exemplo de tio e sobrinho que buscam se eleger para os legislativos. O deputado estadual Stênio Rezende (PRTB) busca uma nova reeleição e ajuda o sobrinho, Juscelino Filho, a se eleger deputado federal pelo PRP.

Setimo-SocorroTemos ainda o caso de marido e mulher que querem juntos chegarem aos legislativos. O deputado federal Sétimo Waquim (PMDB) busca sua reeleição, mas também quer ajudar a eleger a esposa e ex-prefeita de Timon (PMDB), Socorro Waquim (PMDB) para a Assembleia Legislativa.

Disputa – Tem ainda os casos onde “parentes” disputam vaga para o mesmo legislativo, no caso a Assembleia Legislativa do Maranhão.

Os cunhados Andrea Murad (PMDB) e Sousa Neto (PTN) são candidatos a deputado estadual, assim como, os também cunhados, deputada estadual Graça Paz (PSL) e Cláudio Paz (PRP).

Executivo – Lembrando ainda que temos pais e filhas nas eleições, mas em situações distintas, pois os pais disputam vagas para o executivo e as filhas para o legislativo estadual.

O candidato a vice-governador na chapa de Lobão Filho (PMDB), o presidente da Assembleia Arnaldo Melo (PMDB), trabalha pela eleição da filha, Nina Melo (PMDB), e o candidato ao Governo do Maranhão pelo PPL, Zéluis Lago, trabalha também pela eleição da filha, Luiza Lago (PPL).

Esses foram alguns casos detectados pelo Blog, onde parentes estarão juntos e misturados na disputa das eleições 2014 no Maranhão.