BANDAA Prefeitura de São Luís preparou uma programação especial para o aniversário de 402 anos da cidade. Em referência às várias manifestações culturais que existem na capital maranhense as comemorações vão reunir uma diversidade de ritmos durante os dez dias da programação cultural. Shows de reggae, view apresentações de tambor de crioula, purchase músicos maranhenses e expressões folclóricas estão previstas nas comemorações. A programação segue a política de governo do prefeito Edivaldo, que valoriza a democratização do acesso à cultura.

A Praça Maria Aragão será o palco principal da festa e na data do aniversário de São Luís, na segunda-feira (8), reunirá os músicos Phill Veras, Chiquinho França, banda PedeGinja (foto), entre outras atrações a partir das 19h no show “Louvação a São Luís”. As atrações representam tanto novos cantores maranhenses quanto artistas consagrados na Ilha como o instrumentista Chiquinho França.

O maranhense Phill Veras conquistou reconhecimento nacional e escolheu o aniversário da cidade para lançar seu álbum mais recente, “Carpete”. Considerado uma das grandes revelações da música pop-rock, em menos de dois meses, Phill teve seu último trabalho disseminado como um dos melhores discos do ano por blogs e sites de música brasileira.

Entre as atrações do “Louvação a São Luís” está a dupla mirim Victor e Bruno convidada pela Fundação Municipal de Cultura (Func), órgão que está coordenando a programação cultural dos 402 anos de São Luís. O show também contará com a banda PedeGinja. O grupo busca inspiração na mistura de poesia e ritmos com canções que apresentam um recorte do cotidiano dos integrantes, entre cores, amores e o rock. A banda vai apresentar o repertório do disco “Contos Cotidianos”.

A noite de música do aniversário de São Luís será encerrada com o som inconfundível da guitarra de Chiquinho França. O músico vai apresentar o show “Som do Mará”, com repertório de canções conhecidas do público maranhense em versões cheias de improvisos que surpreendem o público.

O roteiro de shows na Praça Maria Aragão terá início nesta sexta-feira (5) com o espetáculo “Vibrações Positivas” em homenagem ao Dia Municipal do Regueiro a partir das 18h. A festa regueira contará com a presença dos cantores Levi James, Luiz Guerreiro, Celso Reis e Santa Cruz. O evento conta com o apoio da Prefeitura sendo organizado pela Comissão Integrada do Reggae e Turismo (CIRT).

No sábado (6), às 19h, a Praça Maria Aragão será o palco do show “Imenso Amor”, com o padre João Carlos e a banda maranhense Paresia. Com 20 anos de carreira musical, o padre apresentará um repertório de 17 canções autorais sobre o amor e a evangelização cristã entre os jovens, e também músicas famosas de Roberto Carlos, como “O Homem”, “Nossa senhora” e “A Guerra dos Meninos”.

BRUNAJá no domingo (7), será realizado o show “Glórias”, também às 19h na Maria Aragão, com a cantora gospel Bruna Karla (foto) e com o cantor Maurício Paes. Ela já lançou diversos álbuns, entre os mais vendidos estão “Advogado Fiel”, “Bruna Karla ao vivo”, “Amo Você” e o mais recente “Aceito o Teu Chamado”, e foi indicada ao Grammy Latino 2010. A apresentação contará com a participação da banda maranhense Marcados pela Promessa.

As comemorações pelo aniversário da cidade serão estendidas até o dia 14 deste mês. Na terça-feira (9) terá início o 1º Festival Internacional do Folclore, uma iniciativa do Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF). O evento conta com apoio da Prefeitura e integrará a programação cultural dos 402 anos de São Luís. A cerimônia de abertura será realizada a partir das 19h30, na Praça Maria Aragão.