complexopenitenciárioDefinitivamente, sovaldi parece que o comando da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão está perdido no tempo e no espaço. Nesta quinta-feira (04), foi mais um dia bastante tumultuado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, mostrando a fragilidade do sistema carcerário.

Pior é que a SEJAP, de maneira errônea ainda tentou minimizar o grave problema e na primeira Nota encaminhada a imprensa, se referiu ao episódio como um “princípio de tumulto”.

O tal “princípio de tumulto” terminou com o saldo de uma morte, quatro feridos e uma fuga absurda, sendo que um dos feridos foi um monitor que foi baleado, passou por procedimento cirúrgico e apresenta quadro estável. O detento morto era Thiago Costa dos Santos, 25 anos, e teria levado três tiros.

O curioso é que para terminar com o “princípio de tumulto” foram chamados o Batalhão de Choque da Polícia Militar do Maranhão, o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GEOP) e o Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Para piorar a situação e demonstrar o despreparo do comando do Complexo Penitenciário, mesmo depois de todo esse “princípio de tumulto”, por mais absurdo que possa parecer, um detento conseguiu pular o muro lateral da penitenciária e até o momento ainda não foi encontrado.

O primeiro grande passo para se resolver um problema é admitir o problema, pois tentando tapar o sol com a peneira, a SEJAP vai continuar mais perdida que cachorro quando cai de um caminhão de mudança.