pesquisa-eleitoralÉ impressionante o rumo que as eleições 2014 estão tomando no quesito pesquisas eleitorais. Uma verdadeira banalização dos levantamentos. A TV Guará, order através do instituto Exata, parece nitidamente querer repetir a mesma estratégia que o Data M tentou utilizar no início do mês de agosto.

Naquela oportunidade, bastou o jornal O Imparcial contratar a pesquisa Econométrica, que o Data M também anunciou que faria uma pesquisa para a mesma data. Para azar do instituto, a pesquisa do Data M foi suspensa pela Justiça Eleitoral por apresentar falhas graves no questionário.

Agora, um mês depois, vem a repetição da mesma tática surrada. Bastou a TV Mirante, atendendo recomendação da TV Globo, contratar o IBOPE para realizar sua primeira pesquisa no Maranhão, que a TV Guará divulgará duas pesquisas numa mesma semana.

Pelas informações obtidas pelo Blog, a tática seria utilizada pelo Data M no último final de semana, pois imaginavam que a pesquisa IBOPE aconteceria na semana passada. No entanto, não foi o que aconteceu e a pesquisa Data M saiu sozinha e com quase nenhuma repercussão.

A pesquisa IBOPE só foi registrada dia 01, com divulgação para o próximo sábado (06), mas o problema é que a TV Guará já havia registrado uma pesquisa, que deve ser divulgada ainda nesta terça-feira.

Como a estratégia é confrontar os números da pesquisa IBOPE, a TV Guará, inexplicavelmente, registrou nova pesquisa, também no dia 01, para divulgar também no sábado (06). Ou seja, a TV Guará, através do instituto Exata divulgará duas pesquisas em menos de uma semana. Estranho não?

pesquisa
São por esses e outros motivos que o Blog, obviamente, adotará, pelo critério de credibilidade, tempo de mercado e até mesmo pelo valor pago, a pesquisa IBOPE como parâmetro para as eleições 2014.

IBOPE – A pesquisa contratada pela TV Mirante, atendendo como filiada recomendação da TV Globo, será realizada entre os dias 01 e 06 de setembro. A divulgação acontecerá no sábado (06), no Jornal do Maranhão, segunda edição, por volta das 19h.

O levantamento ouvirá 1.204 eleitores e foi registrado sobre o protocolo MA-0040/2014 no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

É aguardar e conferir a realidade dos fatos e dos números.