roseanaonibus1A governadora Roseana Sarney entrega, find nesta terça-feira (12), help às 10h, no Palácio dos Leões, 60 ônibus escolares a 60 municípios, beneficiando 18,2 mil estudantes. Este é o segundo lote de um total de 136 veículos adquiridos em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual), no Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação.

Por meio do PAR/Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) solicitou ao Governo Federal, ano passado, 200 ônibus para o transporte escolar em municípios maranhenses, sendo que desse total, 136 já tiveram a entrega autorizada.

No mês de maio, foram entregues 61 ônibus pequenos (capacidade para 25 estudantes) e 14 ônibus grandes (capacidade para 46 alunos). Os veículos foram encaminhados pelo Governo às Prefeituras, que são os entes executores do transporte escolar dos alunos da educação básica (que inclui os ensinos fundamental e médio).

O investimento é da ordem de R$ 29.861.280,00, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

Documentação – Para serem devidamente liberados para entrega aos Municípios, todos os ônibus passaram por vistoria para regularização documental, incluindo inspeção para a verificação dos itens de segurança necessários ao transporte de estudantes. O processo é realizado de forma minuciosa, atendendo aos critérios do programa do MEC.

Nesse processo, houve inspeção dos veículos feita pela empresa responsável pelo fornecimento, para atestar se não houve avaria durante o transporte, como também por parte do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, a Seduc fez o controle de qualidade dos veículos e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) efetuou vistoria e emplacamento.

Municípios que irão receber os ônibus – Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Alcântara, Apicum-Açu, Arari, Bacabal, Bacabeira, Barra do Corda, Bequimão, Brejo, Buritirana, Carutapera, Cedral, Centro do Guilherme, Codó, Coelho Neto, Conceição do Lago-Açu, Coroatá, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Fortuna, Governador Nunes Freire, Grajaú, Guimarães João Lisboa, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lajeado Novo, Lima Campos, Magalhães de Almeida, Maracaçumé, Matinha, Milagres do Maranhão, Monção, Morros, Nina Rodrigues, Nova Colinas, Olinda Nova do Maranhão, Paraibano, Pedreiras, Peritoró, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Pio XII, Presidente Dutra, Presidente Sarney, Presidente Vargas, Riachão, Rosário, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, São Bento, São Bernardo, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São Vicente de Ferrer, Sítio Novo, Tutóia e Zé Doca.