LEISECA1

A operação Lei Seca-Vida no Trânsito abordou durante este final de semana, for sale 453 veículos e 597 pessoas. Ao todo, foram registradas 22 infrações do artigo 165 dirigir sob o efeito de álcool, porém não foi contabilizado nenhum crime.

Foram removidos ao pátio do Detran-MA um total de 22 veículos, 11 motos e 11 automóveis, sendo lavrados pela Companhia de Policiamento Rodoviário Independente (CPRVind), 184 autos de infração, dos quais 8 com pessoas não habilitadas ao volante.

Na noite da última sexta-feira, 1/08, a blitz foi montada na Avenida Litorânea, onde muitos condutores aceitaram fazer o teste e aprovaram a iniciativa. A contadora, Érica Nóbrega Puget, revelou que antes de morar em São Luís, vivia em Goiânia/GO e lá as operações ocorrem da mesma forma. “Já estou acostumada. Em Goiânia, todos os condutores parados na blitz fazem o teste”, afirmou Érica, que zerou o etilômetro. Para ela, a tolerância deve ser zero, quando o assunto é segurança.

O apoio da população à operação vem sendo percebido nas blitzens. Muitas pessoas que são abordadas ou que passam pela operação tem aplaudido a iniciativa de colocar em prática a tolerância zero para a alcoolemia no trânsito. Na madrugada de sábado, 2/08, na barreira realizada na Ponta D’areia, um grupo de universitários se aproximou da blitz para acompanhar as atividades, um deles, estudante de engenharia civil, Lucas Abdalla, contou que quando ele e os amigos saem para beber, sempre elegem um ou dois do grupo para serem os anjos da noite. “Já é um hábito, fazemos isso muito antes de ser iniciada a operação Lei Seca”, explicou Lucas.

No domingo (3/08), já no turno da tarde, a operação foi montada na Avenida dos Holandeses, na entrada do bairro Sol e Mar, onde vários condutores que voltavam da praia também fizeram o teste do etilômetro. O webdesign, Kesset Dourado, parabenizou a ação, ele dirigia uma motocicleta e afirma se sentir mais seguro no trânsito com essas operações. O taxista Carlos Antônio Ramos também zerou o etilômetro e disse aprovar a operação: “Eu aprovo a operação, é importante e deveria ser permanente, pode salvar muitas vidas, a imprudência no trânsito é muito comum e ações como essa ajudam a reduzir”, ressaltou o taxista.

“A operação Lei Seca – Vida no Trânsito vem cumprido seu papel com êxito numa parceria firmada com a Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Policia Militar/ CPRVind, Policia Civil e Icrim e estamos trabalhando para descentralizar, ainda mais, as operações e atingir os mais diversos pontos durante os finais de semana!”, destacou o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos.