litoranea

A Prefeitura de São Luís, health através da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), seek concluiu esta semana as obras de sinalização e novo ordenamento do trânsito na Avenida Litorânea. As intervenções fazem parte do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito, ampoule lançado pelo prefeito Edivaldo em maio deste ano.

“Essas são as primeiras intervenções do Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito que concluímos para proporcionar para a área maior fluidez no trânsito, principalmente nos horários de pico. Continuamos com várias outras frentes de obras para que as demais intervenções de curto prazo continuem avançando com agilidade”, disse o prefeito Edivaldo.

O objetivo das obras é dar maior fluidez ao trânsito no local, proporcionando mais segurança a motoristas e pedestres, diminuindo com isso a possibilidade de acidentes em uma das vias mais movimentadas da capital. Ainda na semana passada, começaram a funcionar as primeiras alterações na infraestrutura da área, uma nova faixa de pedestre e um conjunto semafórico no cruzamento entre Litorânea e a Holandeses.

Na extensão da orla marítima, também foram realizados serviços de sinalização horizontal e vertical com instalação de placas de regulamentação de trânsito, informando sobre o limite de velocidade permitido para veículos na pista. Também foi feito o disciplinamento do estacionamento, com a delimitação de espaço, implantação de faixas, rampas padronizadas e instalação de radar, em fase de teste, nos dois sentidos da via.

Para acesso à Avenida Litorânea, veículos que seguem em descida pela Rua Altamira (descida do Canto da Pizza), a partir de agora, podem optar por acessar o sentido da Praça do Pescador pelo novo retorno, que coincide com a saída da Rua Altamira. A mudança libera o fluxo nos dois sentidos e remove a possibilidade de formação da fila dupla do antigo retorno, o que aumentava a possibilidade de congestionamento na região. No cruzamento, foram instalados conjuntos semafóricos, que facilitam o tráfego dos pedestres e coordenam a liberação dos veículos. A Rua Altamira permanece uma via de mão dupla.

Já na saída do Calhau para a entrada na Lagoa da Jansen, na Ponta do Farol, onde havia apenas uma faixa, outras duas foram acrescentadas com a redução do canteiro central. O condutor, além das três faixas disponíveis para a realização da manobra, conta ainda com sinalização semafórica e faixas de pedestres para prosseguir com o percurso. As alterações garantem aos motoristas e pedestres maior segurança no trânsito da região.

“Para promover a paz no trânsito e compor o conjunto de melhorias do setor, o prefeito Edivaldo tem investido no reforço da fiscalização. Com a campanha educativa e a troca dos radares e das placas de sinalização, os condutores e pedestres já perceberão importantes avanços”, afirmou o titular da SMTT, Canindé Barros.

As ações de disciplinamento do trânsito estão sendo intensificadas em toda a cidade com a instalação dos novos equipamentos de fiscalização eletrônica. Os novos radares e barreiras eletrônicas estão em fase de teste e vão contribuir para o processo de conscientização dos condutores no respeito às leis de trânsito. Também estão sendo intensificadas as ações de sinalização vertical e horizontal nas principais vias.