espacoeducativo

Muitos já ouviram dos pais ou de qualquer adulto, advice frases do tipo: “não corra para atravessar a rua”, “antes de atravessar a rua olhe para os lados” ou “só atravesse na faixa de pedestre”. Esse cuidado se deve por que o trânsito está cada dia mais perigoso e violento.  E exatamente, por isso, que é importante que toda criança conheça as leis de trânsito e as respeitem.

Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) reservou um espaço especial para as crianças no Arraial da Lagoa da Jansen. Para desenvolverem um trabalho educativo por meio de desenhos lúdicos, mostrando assim a importância da participação delas no dia a dia orientando os adultos.

É o caso da Alice Viegas Glianome, de 8 anos, que já conhece muito bem as cores e o significado do sinal de trânsito e principalmente a faixa de pedestre. “Quando o sinal está vermelho devemos aguardar, o verde indica que os carros pararam e eu posso atravessar a rua e o sinal amarelo indica que tenho que ter atenção e esperar mais um pouco. Quando vou pra escola sempre atravesso na faixa de pedestre, por que é o correto”, enfatiza a garota.

O pai de Alice fala que a filha cobra quando ele ou a mãe esquece de seguir as regras de trânsito. “Ela aprendeu na escola e quando eu fico desatento cobra, principalmente quando se trata do cinto de segurança e da faixa de pedestre, ela reclama se não fazemos da maneira certa”, afirma Luis Felipe Glianome, administrador.

A Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA faz este trabalho durante todo o ano nas escolas para educar esses pequenos pedestres e futuros motoristas. Para isso, utilizam formas lúdicas para chamar a atenção da garotada e dessa vez trouxeram para o Arraial da Lagoa essa atividade.

“Nosso objetivo é apresentar de forma criativa para as crianças alguns princípios básicos do trânsito, voltados principalmente à segurança e a postura que elas devem ter perante a sinalização e como podem chamar a atenção dos pais para não cometerem infrações que possam colocar a vida dessa família em perigo”, enfatizou o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos.

Já as crianças menores queriam apenas pintar e se divertir conhecendo os mascotes do Detran-MA que estavam desenhados em folhas de papel. Foi o caso do Lucas Gabriel Nogueira de 3 anos e da Maria Eduarda Nogueira de 4 anos que ficaram encantados com os mascotes.

“O espaço educativo do Detran-MA funciona todas as noites no stand do departamento no Arraial da Lagoa da Jansen, onde todos os pais e responsáveis estão convidados para levarem as crianças e, assim de forma criativa e divertida, ensinar esses jovens pedestres e futuros condutores à importância das leis de trânsito, para que sejam multiplicadores dessas informações, destacou a educadora para o trânsito do Detran-MA, Lindinalva Ribeiro.