nobredeputadoSe já não bastasse a Câmara Federal que confirmou que irá ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) contra o juiz maranhense Marlon Reis, order pelo livro “Nobre deputado” que inclusive virou alvo de tema de reportagem do Fantástico (veja aqui), o magistrado também tem sido alvo de duras críticas da imprensa nacional.

O colunista de Veja, Reinaldo Azevedo, não poupou críticas e simplesmente detonou não só o livro de Marlon Reis, como também a reportagem do Fantástico, exibida no último domingo (08).

“A propósito: há muito tempo eu não via na televisão uma reportagem tão fantasiosa e tecnicamente estropiada como a que o Fantástico levou ao ar no domingo, na TV Globo, como se fosse uma grande bomba e um furo de reportagem. Com base num livro francamente ruim, tentou-se provar que o sistema político brasileiro é inteiramente corrompido e que o centro dessa corrupção está no financiamento privado de campanha. A tese é falaciosa. Os elementos nos quais ela se ancorava são, jornalisticamente, lamentáveis.”, diz o primeiro parágrafo do texto de Reinaldo Azevedo.

O colunista segue detonando a reportagem do Fantástico e fazendo algumas ponderações, no mínimo, curiosas.

“Cadê as evidências de que as suas denúncias fazem ao menos sentido? De que caso eles estão falando? Qual é o fato? Com a devida vênia, isso não é reportagem, não é denúncia, não é apuração, não é nada! É só literatura ruim, que não passaria pelo controle de qualidade do setor de dramaturgia da Globo.”, descreveu.

No fim, Reinaldo Azevedo também critica duramente o livro e o autor dele, o magistrado maranhense Marlon Reis.

“O que se levou ao ar foi uma reportagem pautada por um livro equivocado de um suposto paladino da moralidade pública, que tem, assim, a vocação justiceira de um Robespierre e o rigor técnico de uma cartomante.”, detonou.

Clique aqui e veja a integra do texto de Reinaldo Azevedo e a reportagem exibida no último domingo no Fantástico.