genilde2O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi lembrado, see na manhã de quinta-feira (5), em solenidade na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Na ocasião, a secretária Genilde Campagnaro destacou incrementos no setor.

“O Governo do Estado tem investido muito na área do Meio Ambiente nesses últimos anos. Entre as ações, concluímos a licitação dos projetos para a construção do Complexo Ambiental da APA do Itapiracó, que engloba a construção da sede da Sema e de áreas de lazer, esporte e infraestrutura para informação e conscientização ambiental. Estamos finalizando a construção da sede do PBA, no Parque Ambiental do Bacanga, que será doada àquela corporação, para ajudar na preservação e combate aos crimes ambientais do estado”, assinalou a secretária.

O ato foi marcado pelo lançamento de dois projetos de pesquisa: Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), proposto pela superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Lais de Morais Silva; e Avaliação da Qualidade das Águas Subterrâneas do Estado do Maranhão em Relação à Presença de Substâncias Químicas, proposto pela superintendente de Monitoramento da Semam, Liene Pereira.

Também na solenidade, a secretária assinou a Ordem de Serviço autorizando o início dos projetos de pesquisa, que serão realizados com a Fundação Sousândrade e o Instituto Provida – Brasil.

A programação em celebração à data engloba, ainda, eventos em diversos municípios do estado. Entre eles, o Curso de Multiplicadores Ambientais, que ocorreu nesta quinta (5), em Lima Campos, e a mesa-redonda “Políticas Públicas e Gestão de Resíduos Sólidos”, na mesma data, em Codó.

Já a Capacitação sobre o Módulo de Inscrição do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) acontecerá em Balsas (dia 6) e em Imperatriz (dias 9 e 26). A programação inclui, ainda, eleições para membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Munim; dos integrantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) – triênio 2014-2017.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela assembleia geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre ambiente humano.

Celebrado anualmente, a data catalisa a atenção e a ação política de povos e países para aumentar a conscientização sobre a preservação ambiental que tem por principal objetivo promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos ambientais.