DSC_0356

Na manhã desta quinta-feira (5) a Prefeitura Municipal de Codó, shop por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, em parceria com o Sistema Mirante de Comunicação, desenvolveu atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável e em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Para a promoção do projeto Codó Sustentável, funcionários da SEMAT e alunos da rede municipal de ensino realizaram a distribuição de mudas para a arborização da cidade. A distribuição aconteceu no centro da cidade e contou com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito.

A Representante do Sistema Mirante de Comunicação, Ely Medeiros explicou que Codó foi uma das cidades escolhidas para a execução das ações que divulguem as causas ambientais e de sustentabilidade. “Codó foi escolhida pela Tv Mirante por ser uma cidade limpa, histórica e uma grande parceira da Mirante. A distribuição de mudas incentiva a prática ecológica, de cuidar do ambiente e do clima da cidade. Uma cidade mais arborizada é uma cidade mais bela, saudável e com um clima mais agradável a sua população. O Intuito aqui hoje é preservar o nosso meio ambiente”.

DSC_0368

De acordo com o Secretário Municipal de Meio ambiente, Ferdinando Rocha, a Semana de Conscientização ambiental está conseguindo levar a mensagem sobre preservação do meio ambiente a um número cada vez maior de pessoas. “A primeira semana de junho foi presenteada pelo Projeto de Lei do Vereador Gracinaldo, que a institui como a semana de Conscientização Ambiental, apreciado pela câmara e sancionado pelo prefeito Zito Rolim. Isso nos trás mais incentivo para colocarmos em prática em diversas entidades de ensino as ações que falam sobre a importância dessa relação homem-natureza. Parabenizo ao Sistema mirante e os municípios que no dia de hoje estão promovendo atividades como essa”.

Duzentas mudas da espécie Nim Indiano foram distribuídas pelas crianças e funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Secretário Ferdinando Rocha explica que a escolha da espécie de árvore foi em razão de sua praticidade, utilidade e boa adaptação. “É uma espécie é de grande porte, pode medir até 18m de altura, tem crescimento rápido, em poucos anos atinge mais de 10m, Produz frutos entre 3 e 5 anos e suas raízes não se espalham muito, facilitando seu plantio nas calçadas. Além disso, está aclimatada a nossa região e é considerada um bom repelente de insetos”, explicou.

Para o vereador Gracinaldo, autor dos Projetos de Lei que instituíram a Semana de Conscientização Ambiental e o Dia Municipal do Meio Ambiente, as ações voltadas para temas ecológicos e projetos relacionados com a preservação do meio ambiente ganharam mais força em Codó. “Fico muito feliz pelo sucesso dessa série de ações promovidas essa semana. Nosso objetivo ao criar o projeto de lei era fomentar a questão ambiental em nosso município. ainda existem muitos problemas que temos que resolver sobre o tema. Esses problemas podem nos afetar diretamente, na alteração do clima da cidade, na qualidade de nossa água, na limpeza do local onde vivemos e em nossa saúde e qualidade de vida. Codó é uma cidade com grandes riquezas naturais e temos que voltar nossas atenções para a preservação da natureza e o desenvolvimento sustentável”, finalizou.